O sucesso das organizações no mundo competitivo de hoje, onde tecnologia, recursos materiais e financeiros precisam ser administrados de forma inteligente, está intimamente relacionado com uma perfeita sincronicidade entre indivíduo, a função que ele desempenha e a identidade de cada organização.
São as pessoas, seres de inteligência, que vivificam e norteiam qualquer organização, com seus conhecimentos, habilidades, entusiasmo, iniciativa e possibilitam a geração de riquezas e o aumento da produtividade. A administração das pessoas não é uma tarefa simples, demanda tempo, paciência, capacidade para aconselhamento e sensibilidade no trato com os indivíduos. Para alguns esta função representa cerca de 50% do seu tempo. Considerando que os empresários e lideres acumulam atividades administrativas, financeiras, comerciais e outras, podemos concluir que lhes faltará tempo e dedicação para a dimensão humana na empresa.
Diante deste impasse é necessário que se contrate profissionais específicos e que se responsabilizem por cada atividades. Mas como identificar estes profissionais? E como torná-los mais competentes neste mercado tão exigente?
COMPETÊNCIA OU METACOMPETÊNCIA
Várias são as formas de se conceituar “competência”, normalmente estão relacionadas com a capacidade de atingir objetivos e resultados ou ainda com a capacidade de competir, mas na prática não é bem assim. O entendimento universal tem apresentado o seguinte padrão:
“Competência é igual ao resultado em relação ao tempo considerando os recursos utilizados.” (Desconhecido)
Neste prisma, não importa se você é capaz de atingir um resultado, importa é quanto tempo levou para atingir o resultado e quanto recurso utilizou para conseguir o resultado. O problema é que diante da velocidade atual com que o tempo, as relações pessoais e comerciais e até os meios que utilizamos se alteram, a habilidade de gerenciar o tempo é uma das mais valorizadas. Afinal o tempo é igual para todos e a questão é conseguir mais, em menos tempo e com menor custo.
Outro entendimento que tem continuamente aparecido nas rodas empresariais é o conceito de Metacompetência.
Então vale as perguntas:
O que é um indivíduo competente? … É aquele que faz o que se espera dele.
O que é um indivíduo incompetente? … É aquele que não faz o que se espera dele.
O que é um indivíduo metacompetente? É aquele que faz mais do que se espera dele. Este é o indivíduo que o mundo dos negócios quer hoje. Ele está além da competência.
O entendimento desse conceito é a grande chave para o desenvolvimento profissional do executivo moderno. Ou seja, Metacompetência é a soma das nossas competências essenciais mais a soma das nossas competências adicionais.
Sendo, competências essenciais aquelas consideradas técnicas e mínimas para executar determinada tarefa e adicionais aquelas que ajudam, complementam e tornam uma tarefa mais fácil de ser alcançada.
Por exemplo: Qual a competência essencial de um médico? Fazer, diagnóstico, tratamentos e cirurgias. Ele aprendeu isso na faculdade, mas quando abrir sua clínica, terá de entender sobre administração, finanças, informática, planejamento, gerenciamento de equipes, motivação etc. Estas são as competências adicionais. Então faça o seguinte exercício: Quais são as competências essenciais para você exercer seu trabalho com maestria hoje? E quais são algumas competências adicionais, que vão te ajudar a se tornar um profissional melhor melhor.
Laercio Santos
Representante exclusive The Napoleon Hill Foundation
Diretor MasterMind Florianópolis