Em poucos dias a nossa vida mudou…
Ficamos reféns de algo invisível, e por isso assustador, que nos obrigou a ficarmos em casa e a reorganizarmos toda a nossa rotina.
Neste cenário, até então não controlável, as incertezas e a insegurança afetaram praticamente todas as pessoas. A palavra crise, está impactando não apenas o nosso ambiente de trabalho, como também tomou grande proporção em nossa vida pessoal, familiar, escolar e social.
Sabemos que algumas perdas, se já não aconteceram, virão. Que todos, na sua intensidade particular, sentem medo do desconhecido. Que tivemos que adaptar a nossa rotina, do jeito que foi possível, diante da realidade de cada um.
A melhor opção agora: seja resiliente!
Mas o que você pode fazer para passar por este momento, já que não sabe ao certo como será o futuro? O que de fato está a seu alcance agora?
– Estar presente no presente e acessar a sua capacidade de resiliência!
Sim, é possível e você a possui!
Algumas pessoas, tem esta competência mais desenvolvida. Outras, se esforçam mais para praticá-la. Mas ela é um recurso acessível a todos, basta acionar o “botão” certo.
Sendo a resiliência a capacidade de se recuperar de situações de crise e aprender com elas, de ser flexível nas adversidades ou simplesmente saber manejar o estresse, você pode acessar tudo o que já viveu até aqui. Tudo está em sua bagagem de vida. Perdas, desafios, fracassos, mudanças de rota…enfim, tudo aquilo que inesperadamente e/ou contra a sua vontade, te obrigou a enfrentar a situação, te fez se reinventar. Provavelmente você saiu destas questões mais experiente e fortalecido.
Pode ser que esteja difícil você reconhecer o quanto é resiliente e resgatar o tamanho de sua força. Mas ela está aí, tenha certeza disso!
Você só precisa, agora mais do que nunca, uma certa dose de disciplina para se manter perseverante e reforçar a sua autoconfiança e a sua inteligência emocional.
Use os recursos que você tem neste momento, para ser disciplinado com a sua rotina de trabalho, estudos, convívio com a família, alimentação, pensamentos, saúde do corpo e da mente.
É hora de acionar a sua capacidade de enfrentamento e otimismo!
Comportamentos e atitudes que podem te ajudar
Você é o piloto de sua vida, então permaneça no controle da direção:
– Resgate o verdadeiro sentido e o propósito de sua vida;
– Busque adaptar-se ao cenário, sendo flexível com você e com os outros;
– Vigie seus pensamentos, buscando eliminar os negativos;
– Procure não sofrer por antecedência – viva presente no presente;
– Seja otimista – acredite na sua capacidade de reconstruir-se;
– Fique conectado com sua família e com seus amigos – eles são essenciais;
– Cultive o bom humor;
– Reconheça seus sentimentos e necessidades do corpo – libere a tensão de alguma forma e não se cobre tanto;
– Exercite sua fé e gratidão.
Não escolhemos passar por adversidades, mas podemos optar por uma postura positiva frente a elas. O crescimento e o desenvolvimento pessoal ocorrem mais intensamente quando nos deparamos com algo desconhecido e que nos tira da nossa zona de conforto. Então, estamos vivenciando exatamente algo que nos provoca a ressignificar toda a nossa vida, rumo a evolução.
Se você observar a sua volta com atenção, perceberá que após os contratempos, mudanças de vida enriquecedoras são presenciadas.
E lembre-se: as adversidades são um status provisório!
Seja resiliente!
Forte abraço!
Adriane Milani
Administradora e consultora em Gestão de Pessoas, Pós-Graduada em Gestão Empresarial, Pós-Graduada em Docência no Ensino Superior e MBA em Liderança e Coaching.