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Oito meses de pandemia: Quais foram as medidas adotadas pela ACIF?

12 de novembro de 2020 - ACIF

Oito meses de pandemia: Quais foram as medidas adotadas pela ACIF?

 

Confira as medidas adotadas de março a outubro pelo Comitê de Gestão de Crise da ACIF

Em 17 de março de 2020, entendendo a amplitude que a crise do coronavírus traria para a cidade de Florianópolis, para o Brasil e para o mundo, a ACIF criou o Comitê de Gestão de Crise, formado por lideranças da diretoria da associação, do Conselho Superior e CEO. 

Dentro da estratégia, criou-se também um Comitê Interno de Gestão de Crise, para operacionalizar as ações e encaminhamentos táticos e que reuniu-se diariamente, desde o dia 16 de março, com pautas exclusivas sobre os impactos da COVID-19.

Após instituído o Comitê e definidas as ações prioritárias, a ACIF passou a adotar uma série de medidas decisivas para o dia a dia das empresas e dos empresários, pautadas na responsabilidade com o setor produtivo e no cuidado com a saúde física e mental de colaboradores e associados, e da saúde financeira de empresas.

As ações tomadas ao longo dos meses

Em março, a ACIF passou a operar de forma 100% remota. Ao longo do mês, a associação realizou e participou em colaboração de pesquisas de mercado e firmou parcerias com o Banco do Empreendedor, BADESC, SICREDI, SICOOB, Banco da Família e plataforma Boxcis. Através de um plano de contingência estruturado e realista, a ACIF conseguiu novas negociações com a Unimed e garantiu isenção de mensalidades para novos associados.

Foi lançada ainda uma página exclusiva para orientação, atualização e apoio às empresas neste momento de desafio. “COVID-19: O que o empresário precisa saber para superar a crise” trouxe as principais recomendações para empresas e empresários, comunicados, notícias, todas as medidas de apoio ao fluxo de caixa, relação de cursos online para fazer durante a quarentena, links úteis de portais oficiais, vídeos com dicas de especialistas, possibilidade de compra coletiva de máscaras com menor custo, um plano de retomada com as medidas oficiais e download gratuito de cartazes personalizados para conscientização da retomada consciente dentro dos estabelecimentos.

Também em março, a ACIF criou um grupo de Telegram para atualização, lançou o ACIF Cred Emergencial para os associados e iniciou o Movimento Reage SC, cujo objetivo foi reunir mais de 98 entidades empresariais de SC para discutir medidas de isolamento impostas pelo governo e as ações necessárias para mitigar o impactos nas empresas e na economia.

Em abril, a associação retomou parcialmente as atividades presenciais, disponibilizou uma cartilha com orientações de higiene e segurança para empresas e criou o grupo multidisciplinar Pacto Floripa, um plano de propostas para a retomada do desenvolvimento econômico de Florianópolis. Em maio, retornaram as ações internas em datas comemorativas e de ginástica laboral virtual para os colaboradores. Em setembro aconteceu o Lançamento do Pacto Floripa e o segundo Aporte no Fundo Garantidor de Crédito junto ao BADESC e em outubro encerrou-se o Comitê de Gestão da Crise Institucional.

Ações de mercado e apoio ao empresário 

Desde o início, a ACIF sempre se atentou às mudanças de comportamento que viriam à tona, aos novos e redobrados cuidados com a saúde do outro e aos impactos financeiros que o setor produtivo em breve sentiria. Principalmente as pequenas empresas, que já sentiam os impactos em seu fluxo de caixa.

Sabendo disso, através do ACIF Cred Emergencial, a ACIF firmou parceria com algumas empresas de crédito, criou fundos de aval e conseguiu mais de R$ 7,7 milhões em linhas de crédito para apoio às empresas associadas pelo Badesc, Sicredi/Unimed, Sicredi, Sicoob e Banco do Empreendedor.

Além da negociação de valores de plano de saúde atrasados com associados e da isenção das mensalidades dos meses de abril, maio e junho, que representaram um total de R$ 425 mil.

Pesquisas internas

Ao longo desses meses de desafios e levantamentos e, sabendo das dificuldades que as empresas e empresários passariam, a ACIF reservou um espaço para o empresário de Florianópolis contar quais eram suas dores. Entre os meses de março e abril, foram realizadas três pesquisas sobre a situação das empresas. Foram 1.335 entrevistas com associados, que serviram de acompanhamento para as ações para os próximos meses.

Em média, metade das empresas pesquisadas perderam 100% do seu faturamento, um quarto perderam mais de 50% e um décimo perderam mais de 20%. 85% das empresas sofreram alguma redução e 17% das empresas realizaram demissões. A queda de vendas e capital de giro foram as maiores dificuldades apresentadas.

Ações institucionais

O Movimento Reage SC foi um movimento que reuniu 98 entidades do estado todo de Santa Catarina, com o objetivo de apoiar o Governo do Estado com sugestões, ideias, planos práticos de contingência e medidas que permitiriam reabrir de forma gradual e sustentada os setores e empresas.

Outro movimento de retomada foi o Pacto Floripa, o plano de retomada do desenvolvimento pós-pandemia, liderado pela ACIF. Através dele, em abril, foram realizados diversos estudos, que serviram de base para a estratégia. Assim, foi desenvolvido um planejamento para as áreas de tecnologia, saúde, educação e turismo de Florianópolis. O projeto teve a participação de 68 profissionais voluntários e 38 projetos, que impactarão 14 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Ainda sobre ações institucionais, a ACIF participou no apoio ao protocolo de retomada, lançado pela FIESC, no apoio à campanha do Sebrae para compra do pequeno produtor e comércio local, e ainda em reuniões com poder público municipal e estadual, como representante dos interesses dos empresários de Florianópolis e expedientes ao Governo do Estado com medidas sugeridas pelas empresas de Santa Catarina.

Como parte do plano de contingência, a ACIF adotou algumas medidas de gestão. Analisou todos os contratos com a premissa de redução e conseguiu renegociação e prorrogação com a Unimed.

Soluções para os Associados

A dinâmica de algumas soluções para os associados também teve de ser adaptada. Mas essas mudanças trouxeram novas visões positivas. Muito do que era ofertado, como reuniões de núcleo, cursos e palestras passou a ser disponibilizado na modalidade online,  mantendo a regularidade e o suporte aos nucleados e associados. A curadoria de conteúdo qualificado para o empreendedor foi compilada em um só lugar e, ao todo, são mais de 20 instituições e mais de 500 cursos selecionados. Os novos comportamentos e a migração para o remoto e online também se deram através de novas parcerias, como a ferramenta Boxcis, que veio como uma estratégia para fomentar os negócios locais e de nucleados.

Ações internas e comunicação com os colaboradores da ACIF

Desde o início da pandemia, a ACIF mantém constante comunicação com os colaboradores, sendo suporte, orientando quanto ao formato de trabalho em home office e reforçando a necessidade de cuidado com a higiene e saúde física e mental.

A política interna de Retomada Gradual ACIF incluiu ações constantes de comunicação sobre prevenção e cuidados com relação a pandemia, Manual da COVID-19, distribuição de máscaras para os colaboradores, Ginástica Laboral Virtual, ação de apoio psicológico aos colaboradores através de palestras e retomada dos colaboradores em modelo híbrido.

Confira a prestação de contas completa na apresentação do Comitê de Gestão de Crise

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