Loading...

Programa ReÓleo completa 20 anos de sucesso

10 de julho de 2018 - ACIF

Programa ReÓleo completa 20 anos de sucesso

O Programa ReÓleo posicionou Florianópolis como a cidade que mais recicla óleo vegetal no mundo. São mais de 4 milhões de litros de óleo. A iniciativa ajudou a preservar mais de 4 trilhões de litros de água e evitou que mais de 40 toneladas de CO2 impactassem o meio ambiente. O Programa Reóleo faz diferença na vida de milhares de pessoas. Por isso, estamos muito orgulhosos com os 20 anos de sucesso e queremos incentivar você a fazer parte, junto conosco, da preservação da nossa cidade.

O que é ReÓleo?

Com o intuito de melhor a qualidade ambiental de Florianópolis, o ReÓleo surgiu com uma iniciativa da ACIF para reduzir o impacto que o descarte de óleo de cozinha provoca no sistema de esgoto, conscientizando a população e promovendo o descarte adequado do óleo saturado.

Criado em 1998 a partir de uma constatação feita por lideranças da Câmara da Mulher Empresária da ACIF e da Regional Lagoa, quando verificou-se que o esgoto local aflorado na Avenida das Rendeiras era proveniente de um entupimento, causado pelo despejo inadequado do óleo saturado por parte dos restaurantes da orla. Posteriormente, técnicos da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento – CASAN, confirmaram que o óleo saturado acumulava o sistema de esgoto, provocando inúmeros entupimentos. Essa prática dificulta o trabalho das unidades de tratamento e contribui para que as elevatórias transbordem em diversos pontos.

 

Foi a partir de uma parceria com uma empresa especializada em óleo de cozinha saturado que o Reóleo tomou corpo. Em 2002, foi implantado o projeto de educação ambiental na região da Bacia Hidrográfica da Lagoa da Conceição, que envolveu seis escolas da região. Foram realizadas palestras com alunos de 1ª a 8ª série para apresentá-los ao projeto. Nesta época, o projeto coletava óleo saturado em 70 pontos de Florianópolis.

Em 2005, o projeto foi ampliado para o Centro e passou a atender 200 estabelecimentos entre os bairros Lagoa da Conceição, Trindade, Centro e Norte da Ilha. O trabalho desenvolvido pela ACIF durante esses sete anos rendeu à entidade uma Menção Honrosa no Prêmio Racine de 2005, sendo reconhecido em nível nacional.

Em 2006, o programa foi registrado com o nome de Reóleo e ganhou um logotipo próprio. Além disso, uma nova empresa tornou-se parceira da ACIF na coleta, a paranaense Ambiental Santos, que é responsável pelo recolhimento e reciclagem de óleo. Para que esta nova sistemática de coleta desse certo foi necessária a parceria da Companhia Melhoramentos da Capital – COMCAP, que cedeu uma área para armazenamento do óleo.

Projeto Educação Ambiental: as escolas participam, as crianças aprendem e o meio ambiente agradece

O ReÓleo tem o objetivo de promover o exercício da cidadania frente às necessidades socioambientais. A proposta educacional do programa é a conscientização de crianças, adolescentes e da comunidade a partir de palestras educativas sobre o meio ambiente, com foco nos malefícios que o óleo de cozinha utilizado pode causar caso despejado na natureza.

Durante a apresentação, o público tem a oportunidade de aprender sobre a importância da reciclagem em geral, principalmente a do óleo de cozinha utilizado, bem como questões sobre a separação dos resíduos e preservação dos recursos naturais. As palestras são adaptadas conforme a faixa etária do público. Além disso, crianças e adolescentes contam com apresentações lúdicas, que possibilitam mais interação e fazem a diferença no aprendizado.

Números do Reóleo 20 anos – Olha a diferença que faz:

  • 285 pontos de coleta de óleo;
  • Mais de 4,1 milhões de litros de óleo reciclados;
  • Mais de 4 trilhões de litros de água preservados;
  • Mais de 40 toneladas de co2 evitados;
  • Floripa é a cidade que mais recicla óleo de cozinha no mundo.

LEIA TAMBÉM

Festival Viva Floripa retorna ao Norte da Ilha com vasta programação para movimentar a região
ACIF entrega documento à ALESC sobre Reforma da Previdência em SC
Floripa Conecta 2023: balanço oficial mostra geração de emprego, mais vendas para comércio e mais de R$ 100 milhões para economia da Capital

Newsletter

Você vai adorar interagir com a gente, prometemos!

Newsletter - Acif

Aguarde...