Loading...

Três em um: as novas mentes dos novos empreendedores

23 de novembro de 2018 - ACIF

Três em um: as novas mentes dos novos empreendedores

 

Evento da ACIF Regional Sul revela o pensamento da nova economia

Ainda não havia anoitecido e, diante de um por de sol que concorria com o sobrevir da lua, começou o debate que compartilhou bem mais do que lições empresariais, mas inspiradoras e bem-humoradas histórias de vida. André Barros (Lay Back Beer), Ilson Bressan (Peixe Urbano) e Luc Pinheiro (Clarius Consultoria) são três empreendedores típicos da nova economia, ligados ao skate e à cerveja artesanal, a uma plataforma digital de ofertas e a uma empresa de consultoria, respectivamente. Eles foram convidados pela ACIF Regional Sul para o evento ‘NovaMente para Novos Negócios’, na última quinta-feira (22), no Multi Open Shopping, no Rio Tavares, com o apoio do Impact Hub.

Barros é pai de Pedro Barros – jovem skatista que já desponta entre os melhores do mundo – e além de investir na modalidade, percebendo o potencial de crescimento e a necessidade de organização – também contribuiu para derrubar os preconceitos e estereótipos que a cercavam. O skate se expandiu e se tornou esporte olímpico. Também criou a cerveja Lay Back Beer, associada ao skate, ao surfe e às artes.

Bressan teve várias experiências empreendedoras, com diferentes resultados, até ingressar no Peixe Urbano, uma das maiores plataformas de ofertas do mundo (escolhida como Melhor Startup Internacional de 2010, segundo a Crunchies Award, principal premiação dos EUA). Está presente no Chile, na Argentina, Chile e México.

Pinheiro tem fortes vínculos com o mundo empresarial e associativista, está à frente da Clarius, organização dedicada à consultoria na área de gestão e educação. Presidente da ACIF, também é conferencista, escritor, e em breve assume o cargo de diretor-técnico do Sebrae/SC.

Com informalidade e muita sinceridade, relatando conquistas e fracassos, mantiveram atenta a plateia superior a 100 pessoas por mais de uma hora, incluindo perguntas do público.

Confiram os melhores momentos do evento:

Vivemos um novo paradigma de sociedade, na qual o negócio deve ser democrático, ter respeito aos diferentes grupos. Minha geração precisou aprender isso, em nossa época era diferente. (André Barros)

Inovação exige muita transpiração. Inovação não é só tecnologia, mas também pensar na operação, na estratégia. Inovação só se justifica entregando benefícios, garantindo vantagens competitivas no seu mercado de atuação e que seja adotada pelo seu público consumidor. (Ilson Bressan)

Não consigo imaginar um negócio sem sócios ou sem compartilhar. Quando se divide se multiplica. Essa é a essência dos negócios da economia criativa. (André Barros)

O brasileiro é pouco ambicioso em negócios. Até na definição nos diminuímos, quando nos tratamos como microempresários. E sem ambição qualquer meta é impraticável. (Luc Pinheiro)

Uma medida de sucesso importante é a capacidade de identificar o fracasso rapidamente! (Ilson Bressan)

Meu sucesso tem a ver com o trabalho cooperativo. Sempre fui aberto, as pistas de skate abertas a qualquer pessoa. E assim fomentamos um ninho de ases do skate em Floripa. (André Barros)

Todos precisam de um mentor, ele é decisivo para um negócio. Alguém no qual se confia e que vai apontar as besteiras que você está fazendo, sem constrangimentos. Não é necessário que seja alguém mais velho, mas que o conheça profundamente e que também domine o negócio.

(Luc Pinheiro)

O Peixe Urbano obteve sucesso por que identificou sua capacidade de impactar o mercado. (Ilson Bressan)

Sou comunitário, valorizo os negócios e as iniciativas do meu bairro, compro e contrato no Rio Tavares e nas proximidades. É uma prática sustentável e ao acesso de todos. (André Barros)

Inovação demanda foco, disciplina e ambiente criativo, além de excelência na execução. E suar muito, é claro! (Ilson Bressan)

Nunca monte seu negócio ou lance um produto fora do timing. Antes da Netflix, nos Estados Unidos, já havia empresas que ofereciam conteúdo por streaming, mas faltava a banda larga para viabilizar. A Netflix teve a ideia certa no timing certo. (Luc Pinheiro)

Uma marca me toca quando ela me transmite credibilidade e transparência. Suas práticas, ao longo do tempo, revelam esses valores. (Ilson Bressan)

Negócio não é filho, que nunca podemos abandonar. Negócio deve dar resultados financeiros aos sócios ou não se justifica. Um empreendedor reinicia seus negócios sempre que queira ou necessite. (Luc Pinheiro)

LEIA TAMBÉM

Festival Viva Floripa retorna ao Norte da Ilha com vasta programação para movimentar a região
ACIF entrega documento à ALESC sobre Reforma da Previdência em SC
Floripa Conecta 2023: balanço oficial mostra geração de emprego, mais vendas para comércio e mais de R$ 100 milhões para economia da Capital

Newsletter

Você vai adorar interagir com a gente, prometemos!

Newsletter - Acif

Aguarde...