O Centro Universitário Estácio de Sá de Santa Catarina vai promover ainda no primeiro semestre um seminário convidando autoridades dos quatro principais municípios da região – Florianópolis, São José, Biguaçu e Palhoça – para discutir a mobilidade urbana na área metropolitana. “O propósito é incentivar o diálogo entre os gestores – prefeitos, secretários e técnicos – para a busca de soluções de um problema que já é bastante sério, mas tende a se tornar caótico se nada for feito agora”, diz o reitor da instituição, Rafael Villari.
Segundo ele, o seminário pode ser o passo inicial de ações de longo prazo. “Acreditamos que os novos prefeitos da região tenham grande interesse em discutir em conjunto eventuais soluções para problemas comuns. No caso da mobilidade urbana, isso pode exigir, por exemplo, a criação de um núcleo que se reúna periodicamente. Nesse sentido, a Estácio pretende oferecer um espaço para este tipo de atividade. Seria um ambiente acadêmico, apropriado para a discussão de uma questão técnica e política tão importante.”
Alunos e professores da instituição também devem se envolver na iniciativa, principalmente fazendo pesquisas que ofereçam subsídios para as decisões dos técnicos. “Podemos fazer deste problema uma oportunidade de estudo, empregos e negócios para a região. Além, é claro, de uma grande oportunidade política para as administrações públicas demonstrarem sua capacidade de dar respostas à população” afirma o reitor.