A valorização profissional tem sido um dos maiores desafios para os responsáveis pela gestão de pessoas em todas as organizações. E para a Polícia Militar não é diferente. Reconhecer o trabalho desenvolvido pelo policial militar é um objetivo que deve ser constantemente perseguido.
Ciente disso, o Comando-Geral da corporação idealizou a criação de um mecanismo que promovesse o reconhecimento e a valorização profissional dos policiais militares, mediante avaliação de desempenho pautada em critérios objetivos de aferição. Assim surgiu o Programa Institucional de Valorização e Reconhecimento Técnico-Profissional (Valorem), que chegou a sua terceira edição em solenidade realizada no dia 29,último, no auditório da Banda de Música, quartel do Comando-Geral, em Florianópolis.
A solenidade contou com a presença do comandante-geral da PM, coronel Nazareno Marcineiro, do subcomandante-geral, coronel Valdemir Cabral, do chefe do Estado-Maior Geral, coronel João Schorne Amorim, do coordenador estadual de Polícia Comunicatéria e Segurança Cidadã, coronel Luiz Ricardo Duarte, do gestor estadual do Valorem, tenente-coronel Joel Alves, além dos coronéis comandantes das 11 Regiões de Políciais,do Relações Públicas da Acif e integrante da Sociedade Amigos da Policia Militar,Manoel Timóteo de Oliveira,autoridades,policiais militares e familiares dos homenageados.
Na oportunidade, os policiais militares melhores classificados no primeiro semestre deste ano nas (RPM’s) do Estado foram homenageados nas categorias Pronta Resposta e Pró-atividade. Esta homenageia as ações pró-ativas do policial militar, como por exemplo a atuação nos conselhos comunitários de segurança, ou, por exemplo, a abordagem preventiva de pessoas suspeitas; já aquela reconhece a melhor atuação nas atividades de pronta resposta policial, como por exemplo a realização de prisões e os atendimentos de trânsito.
Cada policial militar recebeu um troféu e o diploma Valorem.
A emoção tomou conta dos presentes na entrega da premiação aos grandes vencedores desta edição do Valorem, os policiais militares que mais pontuaram em cada uma das categorias em todo o Estado. O subcomandante-geral da PM, coronel Valdemir Cabral, anunciou os vencedores da 3ª edição do Valorem, que receberam a a estrela em cristal, típica homenagem do Comando-Geral a personalidades que se destacam frente à corporação, e o plano de viagem que materializa a oportunidade de conhecerem uma polícia militar de outro estado da federação. Nesta edição os vencedores conhecerão a Polícia Militar do Distrito Federal.
Em sua fala, o sargento Valdir Machado da Silva, representando os demais premiados, falou sobre a quebra de paradigmas e destacou a importância do reconhecimento e valorização na corporação. “É isso que nos move e nos estimula a melhorarmos e nos aprimorarmos, sempre, ofertando uma melhor segurança à população”, enfatizou.
O comandante-geral da PM, coronel Nazareno Marcineiro, parabenizou os homenageados e falou sobre a importância da valorização do capital humano. “Não são as novas tecnologias ou mecanismos que fazem uma corporação ser grande, servir de referência. A Polícia Militar é o que cada policial militar, diariamente, expressa à sociedade através do seu trabalho realizado”, falou.
“Sinto-me orgulhoso em perceber o comprometimento, empenho e profissionalismo de cada integrante do efetivo da nossa corporação, e mais ainda por hoje estar aqui manifestando o reconhecimento aos vencedores do Valarem”, finalizou o comandante-geral.