Loading...

Organizações catarinenses com excelência na gestão serão conhecidas na próxima semana

27 de julho de 2012 - Assessorias

Empresas e organizações públicas concorrem ao Prêmio Catarinense de Excelência

O Movimento Catarinense para a Excelência (MCE) divulgará, na próxima segunda-feira (30/7), as organizações vencedoras este ano do Prêmio Catarinense de Excelência, que reconhece a adoção de práticas de gestão nos padrões internacionais de qualidade, por empresas privadas ou entidades públicas. São 10 concorrentes em 2012. Fundado por um grupo de 34 empresas, o MCE fomenta em Santa Catarina a adoção do Modelo de Excelência da Gestão, capacitando gestores e realizando diagnóstico das organizações adeptas à metodologia.

A solenidade de entrega do prêmio este ano será realizada no dia 15 de agosto, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), às 19h30. “As organizações que adotam o modelo ganham um diferencial bastante significativo, pois suas práticas de gestão passam a sustentar resultados, não apenas financeiros, mas também para os clientes, fornecedores, sociedade, pessoas e processos”, destaca o Presidente do MCE, Amandio João da Silva Júnior, empresário em Rio do Sul. O Prêmio Catarinense de Excelência 2012 é uma realização do MCE, com apoio da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e patrocínio da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e da Vivo.

Desde sua fundação, em 2004, o MCE já reconheceu, pelo prêmio, 36 empresas e entidades no Estado pela excelência na gestão. Para ser reconhecida, a organização precisa atender aos critérios de excelência e ter em sua gestão os conceitos dos Fundamentos de Excelência e ter em sua gestão os conceitos dos Fundamentos de Excelência, num trabalho de diagnóstico que dura quatro meses. O modelo preconizado em Santa Catarina é adotado por mais de 100 países e está estruturado em oito critérios, divulgados no Brasil pela Fundação Nacional de Qualidade (FNQ). São: Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados.

“Uma empresa ou organização adepta da gestão por excelência possui as mesmas características das melhores do mundo. O modelo equipara nossas empresas internacionalmente, facilitando negócios e processos internos, tornando-as mais eficientes e competitivas”, complementa Amandio.

O que é gestão por excelência?
O Modelo de Excelência da Gestão é baseado em oito critérios e 11 fundamentos, que são considerados os pilares de uma boa gestão – que está diretamente relacionada à capacidade de atendimento das necessidades e expectativas dos seus clientes. Os fundamentos são: Pensamento Sistêmico, Aprendizado Organizacional, Cultura de Inovação, Liderança e Constância de Propósitos, Orientação por processos e informações, Visão de futuro, Geração de valor, Valorização de pessoas, Conhecimento sobre o cliente e o mercado, Desenvolvimento de parcerias e Responsabilidade social.

Saiba mais sobre o MCE em: http://excelenciasc.org.br/.

 

LEIA TAMBÉM

Festival Viva Floripa retorna ao Norte da Ilha com vasta programação para movimentar a região
ACIF entrega documento à ALESC sobre Reforma da Previdência em SC
Floripa Conecta 2023: balanço oficial mostra geração de emprego, mais vendas para comércio e mais de R$ 100 milhões para economia da Capital

Newsletter

Você vai adorar interagir com a gente, prometemos!

Newsletter - Acif

Aguarde...