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Gestão de pessoas na crise: melhores dicas para passar por essa fase

21 de junho de 2021 -

Gestão de pessoas na crise: melhores dicas para passar por essa fase

As pessoas são o recurso mais importante para um negócio. Responsáveis por manter uma empresa saudável, os colaboradores de uma empresa devem estar bem amparados e motivados para que eles sejam produtivos.

É sempre mais desafiador inspirar e motivar durante uma crise. Em momentos turbulentos é preciso manter os ânimos no lugar.

Garantir um ambiente de trabalho saudável, trabalhar com uma cultura de feedbacks, oferecer os recursos necessários para o trabalho home office e buscar novos benefícios para a melhoria do bem estar dos profissionais são algumas formas de valorizar o colaborador e melhorar o desempenho da sua empresa.

Mas o que muda na gestão de pessoas em tempos de crise?

Com uma crise econômica vem a instabilidade. Incertezas sobre o quadro de colaboradores, necessidade de reduzir custos, falta de recursos, urgência em inovar e adaptar-se são alguns fatores que trazem insegurança para a equipe.

A gestão de pessoas dentro de uma empresa sempre foi importante, mas quando estamos diante do cenário instável de uma crise, é preciso mais cuidado ainda para manter a motivação dos funcionários e guiá-los da melhor forma.

Uma das primeiras mudanças que percebemos quando olhamos para a crise da COVID-19 dentro do setor de Recursos Humanos é o aumento das entrevistas online.

Segundo pesquisa da Weseek, startup da Catho, se antes 23% das empresas já faziam este processo de forma remota, hoje 42% estão fazendo e 48% pretendem manter esse formato no cenário pós-pandemia.

Outra tendência no setor de RH é a preocupação pelo bem-estar e saúde mental dos colaboradores, a revisão da cultura organizacional e os treinamentos online.

Mas estas são só algumas das tendências que fizeram a área de gestão de pessoas de muita empresa ter de se adaptar.

Nesse artigo, você vai ver que não está sozinho e que os desafios da gestão de pessoas são mais comuns do que imagina. Confira alguns dos principais deles e as ações para superá-los.

Os principais desafios durante uma gestão de crise

São muitos os desafios de manter a motivação durante momentos de instabilidade. É por isso que a atuação da gestão de pessoas é uma área de estratégia e acompanhamento constante.

Qualquer crise, independente da natureza, vai de alguma forma abalar o clima de uma empresa. Portanto, ter uma boa gestão de pessoas nessas ocasiões é identificar alguns fatores que requerem atenção e encontrar maneiras de resolvê-los.

Se em sua empresa você identifica que:

  • A liderança é insegura ou praticamente não existe liderança
  • As responsabilidades são centralizadas acarretando sobrecarga em algumas pessoas
  • Existe uma falta de foco na gestão de crise e, no meio do furacão, a gestão de pessoas acaba ficando de lado
  • Parece faltar trabalho e alguns colaboradores estão ociosos
  • Existe uma normalidade ou até certo comodismo na rotina apesar da necessidade de mudança e inovação
  • Falta orientação ou treinamento para as equipes realizarem as atividades

Muito provavelmente é hora de rever o que vem sendo feito e planejar novas estratégias.

5 ações que podem ajudar a manter a motivação do seu time

Confira abaixo algumas ações para melhorar a gestão de pessoas e trazer os colaboradores cada vez mais para dentro da essência e da cultura da sua empresa.

 

  • Trabalhe com uma gestão humanizada

 

Mais do que nunca se tornou fundamental a humanização no relacionamento com os colaboradores. A estratégia da gestão de pessoas na crise deve levar em conta esse relacionamento, promovendo a satisfação e motivação.

Por isso, garantir uma gestão humanizada é um desafio, sim. Mas é o que vai fortalecer a relação empresa-funcionário.

Algumas formas de humanizar essa relação são revisar e garantir salários justos, valorizar a qualidade de vida dos profissionais através de benefícios, investir em cursos e capacitações, garantir uma boa comunicação com as ferramentas necessárias (principalmente se esses profissionais estão em home office) e flexibilizar a jornada de trabalho.

 

  • Priorize sempre a transparência

 

Aja sempre com transparência para evitar baixa produtividade, as faltas ao trabalho e até mesmo demissões.

Atue de forma clara com os times, colocando na mesa os principais desafios da empresa no momento e os próximos passos a serem tomados.

Ao comunicar sempre com transparência, sua empresa vai situar a equipe, construindo uma relação de confiança, alinhando os propósitos de empresa e colaborador e propagando uma boa cultura organizacional.

Use os canais de comunicação interna para informar sobre as principais decisões. Comunique através de informativos, disparos de e-mail, comunicados oficiais, murais e TVs da sua empresa.

 

  • Tenha um bom time de gestores de RH

 

Invista na capacitação dos profissionais de RH da sua empresa para compor um time de excelência.

Assim como outras áreas estratégicas da empresa, o setor de Recursos Humanos exige constante atualização sobre tendências e capacitações para poder agir de forma assertiva.

 

  • Traga inovação

 

Quando uma crise chega à realidade de uma empresa, um dos impactos é a mudança na rotina operacional.

Por esse motivo, as organizações que se destacam são aquelas que melhor se adaptam aos novos mercados. Esteja aberto às novidades, novas tecnologias e formatos de trabalho.

Já vimos que o home office veio para ficar. Então abrace as novas maneiras de atuar com suas equipes e você verá que, sendo o gerenciamento de pessoas peça chave para o sucesso na retenção de talentos e aumento da produtividade, sua empresa vai fortalecer ainda mais o comprometimento dos colaboradores.

 

  • Aposte nos benefícios corporativos

 

Uma das maneiras de valorizar e fidelizar o colaborador é oferecendo mais além de um salário compatível com o mercado. Cada vez mais os profissionais procuram por ambientes de trabalho saudáveis, flexíveis e que preocupam-se com o bem estar de todos durante a jornada.

Pensando nisso, tenha uma política de benefícios corporativos na estratégia de gerenciamento de pessoas da sua empresa. São diversas as opções, desde de planos de saúde e odontológicos com desconto até a liberdade de um no dress code.

A oferta de benefícios é um plus, mas que já vem se tornando essencial. Além de elevar a produtividade e melhorar o clima do ambiente, alimenta a cultura do employer branding, de fazer com que o colaborador tenha prazer em trabalhar naquela empresa e transforme-o em defensor da marca.

Sua empresa já oferece algum benefício aos colaboradores?

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  • Planos de saúde UNIMED
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