Conheça a história de Adriano Palma, CEO do Faial Prime Suites e como a empresa fez a diferença para a cidade na pandemia
Fazer a diferença pela cidade vai além de movimentar a economia. É olhar para o todo e, mesmo diante de crises, dispor do que temos para ajudar quando se precisa. Com o movimento que torna possíveis as transformações, o colaborativismo e o associativismo andam de mãos dadas para criar novas possibilidades.
Um exemplo de empreendedorismo que fez e segue fazendo a diferença é o de Adriano Palma Silva, CEO do Faial Prime Suites. Empresário de Florianópolis com 24 anos de atuação individual no Hotel Faial e 33 anos no mercado hoteleiro, Adriano, há muito tempo batalhando por uma Floripa melhor, vive a cidade e respira Florianópolis.
O Faial
Com mais de 40 anos de história, o grupo de hotéis Faial Prime Suítes passou por vários períodos de crise. Uma delas, em 1998, aconteceu após o falecimento do pai de Adriano, seu principal companheiro de trabalho. Sem o pai para administrar a rede, Adriano precisou assumir o hotel e reformular a empresa, durante esse que foi, segundo o empresário, uma das maiores crises da empresa. “Foi ali que começamos essa vontade e essa história de reinvenção”, conta Adriano.
A hotelaria movimentando Floripa
Para Adriano Palma, dirigir o Faial é uma grande responsabilidade. O empresário afirma que os destaques e prêmios que o hotel vem ganhando e a concorrência acirrada que cresceu de alguns anos para cá colocaram a empresa em um novo patamar. Fato que fez a marca Faial assumir um compromisso que vai além das metas próprias da companhia.
Esse é um compromisso com os colaboradores e, acima de tudo, com a população e a qualidade dos serviços prestados para a cidade. “A cidade precisa de serviços de qualidade. Florianópolis precisa crescer em turismo e a hotelaria tem que ser a mola propulsora dessa evolução”, afirma Adriano.
Adriano explica que um bom trabalho deve ser medido e ponderado. Para o empresário, são duas as maneiras de metrificar o trabalho do Faial. Uma delas são as notas em sites como Booking e Tripadvisor. “A pessoa que acha que faz um bom trabalho tem que liderar essas notas também”, explica Adriano.
E a outra é o reconhecimento empresarial pelos serviços prestados, como a Medalha Carl Hoepcke 2022 concedida pela Associação Empresarial de Florianópolis, a ACIF, pela história no mercado hoteleiro e atuação durante a pandemia. “A palavra que define receber um prêmio desse da ACIF é gratidão. Gratidão pelo reconhecimento de uma equipe inteira que se doa. É um pagamento que não se coloca no bolso, mas no coração.”
Solidariedade durante a pandemia
Durante a pandemia da COVID-19, em abril de 2020, diante do aumento de casos e do caos no sistema de saúde da cidade, ficou ainda mais clara a importância do colaborativismo. Quando os equipamentos da rede hoteleira não puderam mais operar, o empresário se viu na responsabilidade de ajudar de alguma forma.
Foi então que Adriano disponibilizou o hotel Farol da Ilha, do grupo Faial Prime Suítes, para a prefeitura utilizar nas ações públicas de enfrentamento ao coronavírus em Florianópolis.
O hotel foi disponibilizado para acomodar profissionais de saúde positivados para a doença e com suspeita de contaminação. “Eu acredito que nesses momentos é que os empresários têm que fazer a diferença”, afirma o empresário.
#eumovimentofloripa é uma campanha da ACIF, a Associação Empresarial de Florianópolis, que propõe uma cultura de transformações para construir a cidade do futuro.