Loading...

ACIF se posiciona diante da revisão da Taxa de Recolhimento de Resíduos Sólidos.

21 de dezembro de 2017 - Destaque

ACIF se posiciona diante da revisão da Taxa de Recolhimento de Resíduos Sólidos.

Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) participou de reuniões que discutiram a necessidade da revisão dos valores da Taxa de Recolhimento de Resíduos Sólidos. A entidade desde sempre manifestou posição contrária à elevação de quaisquer tributos e defendeu a busca de solução que não onerasse o contribuinte em tempos de crise. A medida, porém, atende orientação jurídica da Procuradoria do Município – e a não aplicação do reajuste poderia configurar crime de responsabilidade fiscal.

Diante do reajuste praticado, porém, a entidade recomenda que os proprietários de imóveis que discordarem da Taxa procurem o atendimento adequado – o Pró-Cidadão – e questionem formalmente a base de cálculo utilizada para a definição do valor cobrado. O contribuinte tem o direito de ver esclarecidas todas as suas dúvidas e pode até recorrer ao órgão municipal competente – o Tribunal Administrativo Tributário – para questionar a Taxa.

Em paralelo, é importante que haja pressão sobre a Câmara Municipal. Cabe aos Vereadores fiscalizar a aplicação do recurso arrecadado e, principalmente, discutir maneiras de alterar a forma de cálculo e cobrança da Taxa. Não basta limitar o debate ao valor dos carnês atuais. Em vez disso, é fundamental discutir a realidade dos serviços prestados na cidade e os custos dessa operação.

 

LEIA TAMBÉM

Festival Viva Floripa retorna ao Norte da Ilha com vasta programação para movimentar a região
ACIF entrega documento à ALESC sobre Reforma da Previdência em SC
Floripa Conecta 2023: balanço oficial mostra geração de emprego, mais vendas para comércio e mais de R$ 100 milhões para economia da Capital

Newsletter

Você vai adorar interagir com a gente, prometemos!

Newsletter - Acif

Aguarde...