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Plano de negócio: o que é e como fazer?

8 de fevereiro de 2018 - Destaque

Plano de negócio: o que é e como fazer?

Eis que um dia você teve uma ideia brilhante e agora está convicto que chegou a hora de colocá-la em prática e começar a empreender. Infelizmente, atrelado a essa ideia, também vem um friozinho na barriga e a insegurança, que por sinal, é normal no processo de abertura de um novo negócio. Mas o que fazer para amenizar esse receio? Não existe uma fórmula mágica a não ser traçar um bom plano de negócios. Ou seja, formular um método de gestão que lhe permita elaborar de forma clara, o passo a passo que o conduzirá até o objetivo final. O sucesso!

Em outras palavras, é colocar a casa em ordem, projetando os temas relacionados ao universo do mercado de atuação no qual irá desbravar. Para ajudar nesta jornada, preparamos este artigo com informações importantes para você executar os primeiros passos na elaboração do plano de negócios da sua empresa. Confira!

 

Mas afinal, o que é o tal plano de negócio?

Trata-se de um documento, um navegado por meio do qual você planeja e estipula o alcance que deseja atingir com o seu negócio. Veja este exemplo: por um tempo você junta o dinheiro necessário para realizar a tão sonhada viagem ao exterior.

Pois bem, agora com o dinheiro na mão, é preciso analisar tudo certinho para que a viagem dos sonhos não vire um pesadelo, certo? Então que você inicia um processo de planejamento, pesquisando companhias aéreas, hospedagens, roteiros, taxa de câmbio, quantidade de dinheiro X duração da viagem, etc.

Como na sua viagem, com objetivos e metas claramente estipulados é possível prever e neutralizar situações de risco que podem surgir ao longo do desenvolvimento da sua empresa.

Um bom plano de negócios permite identificar e aperfeiçoar os pontos que você tem pouco conhecimento (pontos fracos), podendo assim, se aprofundar em determinados estudos e análises com o objetivo de tornar o negócio cada vez mais sólido e consistente. Caso contrário, o desenvolvimento da empresa fica limitado.

É fundamental para a elaboração de um plano definir a missão, visão e valores da empresa, em paralelo aos objetivos mais específicos ao seu funcionamento.

 

Veja alguns benefícios do plano de negócios:

  • Diminuição de incertezas.
  • Ordenação de ideias.
  • Avaliação de viabilidade.
  • Orientação de expansão.
  • Apoio à gestão empresarial.

 

E quais os primeiros passos para iniciar um plano de negócio?

 

Comece estruturando os dados necessários e operacionais

Conhecer o ramo de atividade, definir os produtos e analisar o local do estabelecimento são fatores fundamentais para o empreendedor, assim como saber tudo sobre as instalações físicas e equipamentos necessários. Faça estimativas acerca da capacidade produtiva ou de quantos clientes é viável atender por dia, semana e mês. Além de estimar a quantidade de funcionários e as tarefas de cada um.

 

Aplique pesquisas para conhecer o mercado consumidor

Neste ponto cada detalhe fica em evidência, através de pesquisas é possível quanti e qualificar seu mercado e entender as reais necessidades dos públicos de interesse do produto ou serviço que você pretende oferecer.

Considere a aplicação de pesquisas de mercado como uma forma de concretizar hipóteses que, até então, eram somente especulações.

 

Aplique pesquisas para revelar seus concorrentes

Um fator importante fornecido pelas pesquisas é a avaliação de expectativa e satisfação das pessoas em relação aos seus concorrentes. É o consumidor fazendo o papel de espião para você. Com estas informações fica fácil adotar no seu negócio as características que faltam aos seus concorrentes, olha só a oportunidade caindo no seu colo.

Isso tornará as suas vendas mais efetivas, já que oferecerá diferenciais que a concorrência ainda não possui. Esta vantagem irá ditar as ações de promoção e marketing para a empresa conquistar o público logo no início da atuação.

 

Defina seu portfólio de produtos a serem vendidos, fabricados e/ou serviços prestados

Como citado anteriormente, é imprescindível ter conhecimento total sobre o seu produto ou serviço. Defina seu foco, colocando no papel características como: tamanho, tipos de embalagens, espaço em estoque, cores, sabores, prazo de validade, etc.

O ideal é priorizar as necessidades do seu mercado e a forma como ele será percebido pelo consumidor: por exemplo, um item de qualidade e com bom custo-benefício. Esses são de encher os olhos.

 

Analise a localização da empresa

Tenha calma, analise com carinho este aspecto antes de bater o martelo. Esta decisão pode significar a diferença entre o sucesso ou o fracasso de um empreendimento.

 

Estude as ações de marketing

Todo consumidor tem seus desejos e necessidades. E qual a sua função nessa relação? Atender a todos eles!

Atender a todas elas! É por isso que, quanto mais detalhado os dados sobre o mercado, maior será o conhecimento de subsídios para desenvolver um bom plano ação e posicionamento.

Compreenda os princípios básicos do marketing como os 4Ps e AIDA, estes que são um dos principais pilares de sustentação do seu negócio.

AIDA: Atenção, Interesse, Desejo e Ação

4Ps: Praça, Preço, Produto e Promoção.

 

Processo operacional

Diferente da estratégia, que projeta “o que fazer’’, o processo operacional detalha o “como fazer”. Nele, responda questões como:

  • Qual trabalho será feito?
  • Quais as fases de fabricação/venda ou prestação de serviço?
  • Quem irá fazer?
  • Com qual equipamento?
  • Quando fazer?

Perguntas como estas te darão um norte importante nesta fase do processo. Seja objetivo e busque respostas concretas. Lembre-se do exemplo da viagem.

 

Projete o volume de produção, de vendas e de serviços

É primordial que o empreendedor ou empresário considere a necessidade e a procura do mercado consumidor. Neste caso responda as questões:

  • Quais tipos de mercadorias ou serviços irão para o mercado?
  • Qual a disponibilidade de pessoal para cumprir esta projeção?
  • Qual a capacidade dos recursos materiais (máquinas, instalações)?
  • Qual a disponibilidade de recursos financeiros?
  • Qual a disponibilidade de matéria-prima, mercadorias e embalagens?

Este é um dos fatores mais importantes do processo, pois é a sua capacidade de fornecimento, diante da expectativa do mercado. Não dê o ‘’pulo maior que a perna’’, tampouco exceda o estoque ou produção sem conhecer a demanda aproximada do seu mercado.

 

Faça uma análise financeira

Aponte todos os custos pré-operacionais e faça uma projeção. Assim você chegará a uma estimativa aproximada que indicará o necessário para abrir sua empresa.

Observe a necessidade de cada item e a possibilidade de terceirização de alguns deles. Veículos, equipamento e elementos dos quais a empresa dependerá para funcionar, entram no grupo dos investimentos fixos.

IMPORTANTE: estipule o capital de giro para financiar a continuidade das operações, tais como:

  • Recursos para financiamento de clientes (nas vendas a prazo);
  • Recursos para estoques e o pagamento de fornecedores (compras de matéria-prima ou mercadorias de revenda);
  • Pagamento de impostos, salários e demais custos e despesas operacionais.

Depois de levar tudo em consideração, o plano de negócio será o grande mapa de navegação para você abrir, manter ou ampliar o seu negócio. E atenção, a preparação do plano exige comprometimento, perseverança, pesquisa, criatividade, organização, ufa! Enfim, o desafio é grande, mas a gratificação é ainda maior.

Lembre-se, para mudar é preciso dar o primeiro passo.

Portanto, mãos à obra!

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