A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) assistiu com apreensão aos atos de violência e radicalismo que marcaram as manifestações contrárias ao Governo do Presidente Michel Temer nas últimas horas. A entidade defende que as manifestações sejam pacíficas. Comprovadas as denúncias contidas na delação dos controladores da JBS, o afastamento do Presidente é inevitável. Mas este processo deve ser feito de acordo com a Constituição, como nos casos anteriores.
O alerta à sociedade é fundamental: o momento não é para soluções “mágicas”, contrárias à Constituição. A jovem democracia brasileira precisa ser respeitada e protegida de extremistas que desrespeitam os preceitos básicos de convivência humana. A solução da crise é urgente e deve ter amparo legal. Ao mesmo tempo, a sociedade não pode admitir que o clima de intolerância e instabilidade sirva de pretexto para novos atos de violência ou de supressão da democracia.
A ACIF julga fundamental que as autoridades tomem as decisões sobre os casos de corrupção de forma ágil, o que é essencial para que o País retome o rumo do desenvolvimento.