Loading...

ACIF ajuda empresário a fazer declaração do imposto de renda

15 de abril de 2008 - Notícias em Geral

ACIF ajuda empresário a fazer declaração do imposto de renda

 

Até o dia 30 de abril, 24,5 milhões de declarações de imposto de renda pessoa física deverão ter sido entregues à Receita Federal, sendo 1,038 milhão de Santa Catarina. Este ano, o Governo instituiu novos mecanismos de controle para evitar a sonegação, principalmente relacionados às deduções e dependentes. Para auxiliar no processo de declaração, o Núcleo de Soluções Empresariais (NSE), da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), promove, no dia 16 de abril, a segunda ediçao da  palestra gratuita “Planejamento de Imposto de Renda do Empresário”.

 “Apesar de estar declarando o IR como pessoa física, o empresário possui uma série de particularidades”, afirma o advogado tributarista e diretor jurídico da Acif, Fernando Telini, palestrante do evento com o consultor Éwerson Luis Wiethorn.

Ao contrário do assalariado, o empresário inclui em sua declaração itens como pró-labore, distribuição de lucros e ganhos de capital, por exemplo. “O processo, neste caso, tem uma maior complexidade e exige maior atenção no preenchimento técnico do documento e também para não ser pego na malha fina”, detalha Telini.

Além desses tópicos, também estão na pauta do evento questões como remuneração de capital, variação patrimonial, preenchimento técnico da declaração, contabilidade da pessoa jurídica x contabilidade da pessoa física e aspectos jurídicos.

Algumas mudanças no IR 2008

O contribuinte é obrigado a informar o CPF dos dependentes maiores de 18 anos – até 2007 era a partir de 21 anos. Em 2006, essa obrigatoriedade fez com que o número de dependentes fosse reduzido em 2,4 milhões. A Receita já contabilizou casos em que a mesma pessoa aparecia como dependente em 11 declarações.

Rendimentos recebidos de pessoas físicas: devem ser informados os valores mensais recebidos, e não apenas o global. Até 2007, essa exigência era apenas para o contribuinte que fizesse a declaração completa.

Passa a ser obrigatório informar o CPF (Cadastro da Pessoa Física) e o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) do beneficiário de doações.

Passa a ser obrigatório informar o CPF (Cadastro da Pessoa Física) e o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) dos prestadores de serviços nas deduções médicas.

Serviço

O quê: Palestra “Planejamento do Imposto de Renda do Empresário”, com Fernando Telini e Éwerson Luis Wiethorn.

Quando: 16 de abril, 19h.

Onde: Auditório da Acif, Rua Emílio Blum. 121, Centro.

Quanto: Gratuito (confirmar presença pelo telefone (48) 3224-3627)

 

 

LEIA TAMBÉM

Festival Viva Floripa retorna ao Norte da Ilha com vasta programação para movimentar a região
ACIF entrega documento à ALESC sobre Reforma da Previdência em SC
Floripa Conecta 2023: balanço oficial mostra geração de emprego, mais vendas para comércio e mais de R$ 100 milhões para economia da Capital

Newsletter

Você vai adorar interagir com a gente, prometemos!

Newsletter - Acif

Aguarde...