Loading...

ACIF apresenta plano de trabalho para 2008

12 de março de 2008 - Notícias em Geral

ACIF apresenta plano de trabalho para 2008

Preservação ambiental, gestão pública, eleições, reforma tributária  e revitalização do comércio são as prioridades

 

A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) elegeu sete assuntos prioritários para o ano de 2008. As propostas estão focadas nos temas preservação ambiental, gestão pública, eleições, reforma tributária e revitalização do comércio central da cidade. “Em seus 93 anos, a ACIF mantém uma forte atuação em prol de grandes projetos da Capital e do Estado. Iremos manter essa tradição, priorizando o desenvolvimento da sociedade”, afirma o presidente Dilvo Vicente Tirloni. Na abertura dos trabalhos comerciais da Associação, na noite de terça-feira (11/3), evento que reuniu diretoria, associado, políticos e jornalistas, Tirloni listou as prioridades. São elas:

Gestão pública – São três os temas na pauta: o estudo sobre as bacias hidrográficas e a implantação das leis municipais de gerenciamento costeiro e de saneamento. “No caso da legislação sobre água e esgoto, iremos cobrar, da Prefeitura, a efetiva criação do conselho e da agência reguladora, e vamos trabalhar para a aprovação de uma lei de gerenciamento costeiro que alie desenvolvimento e preservação. Não há possibilidade de investimentos na orla sem uma lei atual”, afirma. Presente ao evento, a vereadora Ângela Albino (PCdoB), relatora do projeto de gerenciamento, afirmou que a colaboração da ACIF tem sido fundamental no processo de discussão. “Precisamos sanar a carência de um marco regular, estabelecendo regras direcionadas à nossa realidade”, diz.

Eleições – A Associação está realizando pesquisas junto a população nos locais onde possui regionais – Continente, Lagoa da Conceição, Canasvieiras, Ingleses e Sul da Ilha, além da matriz no Centro, levantando os interesses da sociedade em questões como saneamento, áreas de lazer, transporte urbano. As respostas irão subsidiar um documento com sugestões e projetos a ser encaminhado a todos os candidatos a prefeitos no pleito de outubro.

Reforma tributária – Um núcleo específico foi criado dentro da ACIF, para discutir o assunto e organizar uma proposta, que será levada a Facisc que, por sua vez, encaminhará a Confederação das Associações Comerciais, a fim de ser entregue ao Congresso Nacional. O Núcleo da Reforma Tributária reúne-se toda segunda-feira e conta com a participação de advogados, tributaristas, consultores jurídicos e empresários.

Meio ambiente – Incremento a dois projetos em andamento, o Reóleo e o E-lixo. O primeiro, de coleta e reciclagem de óleo de cozinha, hoje envolve cerca de estabelecimentos como restaurantes, shoppings e 25 condomínios residenciais, com a demanda atual de cerca de 40 mil litros mês, sendo que a meta é alcançar a marca de 200 mil litros mês. Para isso, novas parcerias estão sendo articuladas. Já o E-lixo está em fase de implantação, em uma ação com o Senac/SC, prevendo também a coleta e reciclagem de equipamentos eletroeletrônicos, mas incluindo a criação de uma cooperativa para o trabalho de apenados, como forma de geração de emprego e renda.

Revitalização comercial – O projeto inicial é o Vidal Ramos Open Shopping, que tem três focos principais: revigorar o espaço urbano, investir maciçamente na qualificação de mão de obra e implantar uma nova visão de negócio, focada principalmente no marketing. “A partir daí, queremos estimular mobilizações semelhantes em outros espaços comerciais da cidade”, afirma Dilvo Tirloni. Além da ACIF, participam da iniciativa a Prefeitura, e o Sebrae.

 

 

LEIA TAMBÉM

Festival Viva Floripa retorna ao Norte da Ilha com vasta programação para movimentar a região
ACIF entrega documento à ALESC sobre Reforma da Previdência em SC
Floripa Conecta 2023: balanço oficial mostra geração de emprego, mais vendas para comércio e mais de R$ 100 milhões para economia da Capital

Newsletter

Você vai adorar interagir com a gente, prometemos!

Newsletter - Acif

Aguarde...