Nas pequenas empresas, o trabalho mais importante em questões de finanças é saber de onde vem o dinheiro e para onde ele vai. Algumas medidas financeiras podem auxiliar nessa função e ajudar o negócio a crescer bem estruturado.
Não existe uma proporção ideal, pois a contabilidade varia de acordo com o tamanho e setor da empresa. Mas alguns princípios podem ajudar a ter uma noção mais clara do desempenho do negócio.
Conheça seu fluxo de caixa
Muitas vezes as pequenas empresas não atentam para o fluxo de caixa, que nada mais é do que quanto dinheiro você realmente tem na empresa.
Esse quesito pode interferir no funcionamento da produção. Por exemplo, ao aceitar uma encomenda muito grande sem adiantamento do pagamento, pode-se comprometer o dinheiro do caixa. Com isso, é possível que não tenha verba para pagar funcionários e outras contas.
Para se ter um bom controle de fluxo de caixa é preciso calcular: perdas e ganhos, pagamentos que ainda devem ser realizados e o dinheiro do banco.
Calcule o valor atual dos seus bens
Mais do que saber quanto custaram bens como móveis e equipamentos é preciso contar as mudanças de valores deles. Por exemplo, o imóvel pode ter sido valorizado com o tempo. Do mesmo modo, equipamentos passam por uma desvalorização com o uso.
O custo de produção do seu produto ou serviço
Certamente é mais fácil calcular quando as mercadorias compradas estão prontas para revender. Porém, quando a produção é interna, é preciso calcular diversos itens, como custo do material e mão de obra.
O custo para vender o produto ou serviço
Assim como é importante conhecer o custo de produção da pequena empresa, é preciso saber o custo para vender. Isso engloba diversos setores. Por exemplo, armazenamento, logística, mão de obra e propaganda.
E a margem de lucro da sua pequena empresa?
A margem de lucro é calculada dividindo as vendas totais pelo lucro do negócio. Quando a margem de lucro segue um padrão todos os meses ou cresce, é sinal de que os preços estão corretos. Sendo assim, o valor do produto ou serviço está de acordo com os gastos de produção e venda.
Porém, se a margem de lucro diminui, você deve reajustar os preços ou custos.
E se a margem de lucro desaparecer, não pense que é possível resolver a situação vendendo muito. É preciso analisar financeiramente qual etapa do processo precisa passar por mudanças.
Fique atento ao índice de dívidas
O índice de dívidas diz quanto da sua empresa na verdade pertence a terceiros. Se o índice aumentar, pode ser um mau sinal. Provavelmente é porque você está expandindo, mas pode ser também um indicativo de perda de controle.
O valor das contas a receber
Quanto devem a você? É importante ter esse controle para perceber, por exemplo, quando os clientes não estão pagando devidamente.
É importante analisar também qual o tempo que leva para cobrar essas contas. Veja quantas vendas são feitas em média por dia e divida pelo número de contas a receber.
Acompanhe seu estoque
Entender o fluxo do seu estoque e acompanhar o tempo que leva para ele ser vendido pode indicar se a empresa está crescendo ou diminuindo. Além disso, é um indicativo de se o dinheiro está sendo bem utilizado. Pois se o estoque fica muito tempo parado, mostra que a verba investida nele poderia ser usada em outros pagamentos ou investimentos.
Quando os preços dos itens que você vende ou utiliza na produção estão baixo, faz sentido investir em um estoque. Mas em outros termos, pode significar a retenção de um dinheiro que poderia ser mais bem empregado em outras áreas da empresa.
Bruna Andrade
Referência: Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios
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