Criar uma persona é um importante passo para conhecer e atingir o público-alvo da sua marca. Esse termo do marketing é utilizado para denominar o personagem fictício que traduz o perfil do cliente. O processo de criar uma persona é importante para conhecer melhor o comprador e, consequentemente, escolher a melhor estratégia de vendas.
O público-alvo traz informações como gênero, idade, estado civil, escolaridade, renda e temas com que possui afinidade. Portanto, é uma parcela abrangente da sociedade que tem interesse em seus produtos ou serviços. Enquanto isso, a persona irá reunir esses dados em um perfil de personagem fictício, de uma forma mais humanizada e personalizada.
A forma de moldar a persona é a mesma, seja para pequena, média ou grande empresa. O perfil desse cliente ideal será usado como guia para a criação de conteúdo e direcionamento do marketing. Em alguns casos, a marca pode atender a diferentes públicos e precisar desenhar mais de uma persona.
O perfil vai ser elaborado a partir de dados demográficos e de comportamento dos clientes. É preciso analisar os consumidores da marca para extrair essas informações, utilizando cadastros, pesquisas de satisfação e dados das redes sociais. Se for possível, escolha clientes que consomem com frequência a marca ou são muito ativos nas redes sociais e faça uma entrevista.
Quais perguntas fazer parar criar uma persona?
Para desenvolver esse personagem fictício, deve-se pensar em perguntas gerais e também que estejam relacionadas ao consumo do ser produto ou serviço. Deste modo, os dados gerais do público servirão como guia para responder as questões.
Para isso, deve-se ter em mente o que o consumidor busca na área de atuação da sua empresa, qual problema ele precisa resolver.
Confira algumas perguntas para usar como base na hora de criar uma persona:
– Quais as características físicas e psicológicas dos clientes?
– Que atividades ele costuma realizar nas horas vagas? E profissionalmente?
– Qual o nível de escolaridade?
– Qual o cargo e os objetivos profissionais?
– Em que veículos ele consome informação? Quais redes sociais ele mais utiliza?
– Quais assuntos são do interesse desse cliente?
– Quem influencia as decisões dele?
– Quais os critérios que utiliza na hora de decidir a compra?
– Qual seu estilo de vida? E valores morais?
Dê nome e idade fictícios para essa pessoa e busque até mesmo uma foto de alguém que corresponda a esse perfil.
A Rock Content e a Resultados Digitais, empresas de marketing digital, disponibilizam uma ferramenta gratuita que ajuda você a criar uma persona para sua empresa.
O que fazer depois que a persona foi criada?
Agora é hora de criar as estratégias de marketing para atingir esse cliente em potencial. O conteúdo de redes sociais, site e publicidade precisam conversar com essa persona, na linguagem mais apropriada.
Direcione os anúncios de acordo com as informações que você levantou. Pense em um conteúdo que seja interessante e entregue valor para esse cliente.
Fonte: Resultados Digitais
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