O marketing digital tem diferentes vertentes e as formas de buscar o espaço online para alavancar sua marca estão o marketing de conteúdo e marketing nas redes sociais. Mas em qual investir o tempo e dinheiro?
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo trata-se de todo conteúdo feito para educar. Aqui vamos tratar principalmente daquele que é trabalhado no Inbound Marketing, englobando a criação em forma de texto ou audiovisual, alimentando blogs, landing pages ou notícias sobre seus produtos ou sua área de atuação, com o objetivo de atração do cliente. Através de um bom trabalho de SEO, a marca pode ficar bem ranqueada no Google e se consolidar na internet.
No marketing de conteúdo, o objetivo é chegar no potencial cliente e, ao entregar um conteúdo de qualidade e valor, conquistá-lo.
Hoje em dia o consumidor faz muita pesquisa online antes de tomar a decisão de compra. O marketing de conteúdo atua para que ele encontre seu negócio e considere sua marca ao longo do amadurecimento da decisão de comprar o produto ou serviço.
Marketing nas redes sociais
Já no marketing nas redes sociais, a produção de conteúdo é direcionada aos posts de mídias como Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter. Também se busca criar valor de marca através do conteúdo e então chegar no público-alvo. A diferença está no formato e plataforma.
As redes sociais são mais interativas. Ao mesmo tempo em que exigem uma resposta rápida, promovem o envolvimento com a marca.
Para ajudar na decisão de qual método escolher para o seu negócio, detalhamos algumas diferenças entre o marketing de conteúdo e marketing nas redes sociais:
Centro de gravidade
Centro de gravidade é o foco principal da atividade. Ou seja, em qual aspecto ela se concentra para alcançar seus objetivos.
Sendo assim, o marketing de conteúdo é focado em produzir conteúdo para um site exclusivo da marca. Por exemplo, uma landing page, blog ou portal de notícias.
Enquanto isso, no marketing nas redes sociais, o centro da atenção é a atividade dentro da plataforma. Com isso, é possível explorar os recursos interativos que ela oferece, que variam de acordo com cada rede social.
Tipo de conteúdo
No marketing de conteúdo, o conteúdo é criado com base na linha editorial da marca. Tamanho, formato, apresentação e pautas vão ser definidos de acordo com o que a marca tem para oferecer de conteúdo e comportamento do público-alvo de navegação e leitura.
Por outro lado, nas redes sociais os posts são moldados de acordo com as características de cada plataforma. Assim, vai levar em conta as especificações de cada rede social para formato e dimensões das imagens, número de caracteres para postagem, uso de hashtags e linguagem.
Objetivos do marketing de conteúdo e marketing nas redes sociais
O objetivo em comum é alcançar um potencial cliente. Entretanto, cada método tem suas particularidades.
O marketing nas redes sociais foca no posicionamento de marca e criação de audiência.
Em contrapartida, o marketing de conteúdo vai mais a fundo na jornada de compra, gerando demanda e criando um funil de geração e nutrição de leads.
Motivos para investir no marketing de conteúdo:
– Exclusividade: Ao abrir a página é mais fácil reter a atenção do leitor do que em meio a todas as informações das redes sociais. Sendo assim, é um ambiente menos disputado.
– Liberdade: Você que escolhe o formato, tamanho e layout para o conteúdo.
– Segurança: Você tem domínio sobre a plataforma em que publica e não fica refém das políticas e alcance das redes sociais.
Motivos para investir no marketing nas redes sociais:
– Efeito viral: Se o seu negócio busca viralizar conteúdo, é nas redes sociais que ela vai encontrar mais fácil a audiência. Oferece mais oportunidade de criar advogados de marca que irão engajar nos seus posts.
– Segmentação: É possível direcionar os posts para o público que você deseja, especialmente se você puder investir em uma campanha paga, possibilitando atingir as pessoas certas.
– Versatilidade: É uma forma de oferecer conteúdo e, no mesmo lugar, prestar atendimento ao consumidor. Tudo em tempo real e com diferentes maneiras de interação: respondendo stories, mandando mensagem direta ou nos comentários dos posts.
Os dois métodos de marketing digital são complementares. O mais importante é criar estratégias sólidas em ambos. Analise as necessidades da sua marca e o que ela tem a oferecer. Com isso, veja qual a melhor maneira de se fazer presente na internet.
Bruna Andrade
Referência: RockContent, Resultados Digitais