O marketing digital é cada vez mais fundamental para quem deseja empreender na internet. Mais do que apenas alimentar redes sociais com qualquer post, é preciso de uma estratégia para que o público-alvo chegue até o seu produto ou serviço. Para isso, existem alguns métodos que você pode utilizar na hora de trabalhar sua presença digital.
Thiago Nigro trabalha com mercado financeiro há quase sete anos e hoje produz conteúdo para internet dando dicas de investimento e empreendedorismo. O influenciador dá cinco dicas de como empreender com marketing digital:
Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo é a forma de empreender no meio digital por meio da produção de conteúdo. Para isso, é necessário elaborar um material rico que tenha afinidade com a sua área de atuação.
As pessoas interessadas no assunto vão pesquisar online e então encontrar seu conteúdo e, consequentemente, sua marca. Portanto, para trabalhar o marketing de conteúdo é importante oferecer informação de qualidade e saber como vender seu produto junto a esse material.
Podem ser formatos de marketing de conteúdo blogs, canais do YouTube e até mesmo redes sociais. O essencial é fornecer informações relevantes que devem ser pesquisadas, para que assim encontrem sua marca.
Por exemplo, uma loja de roupas pode ter um blog em que trabalhe conteúdo sobre moda. Ao fazer um post sobre as tendência de outono inverno, existe uma possibilidade de expor as peças da marca que estão de acordo com o tema.
E-commerce
Comprar em poucos cliques, sem precisar sair de casa. O e-commerce é uma das maiores facilidades da era digital e que promove o crescimento de muitas marcas.
Para uma loja online lucrativa, alguns pontos que devem ser levados em conta são as formas de pagamento (cartões, parcelamento, boletos), logística e credibilidade do e-commerce. Também é importante oferecer uma navegação fácil e intuitiva e um site com carregamento rápido.
Muitas vezes pode ser complicado para uma empresa desenvolver um site de e-commerce. No começo do negócio, plataformas de venda online podem ser uma boa opção para investir nesse comércio.
SEO
Depois de investir no marketing digital através do conteúdo e do e-commerce vem um ponto importante: essas estratégias de nada adiantam se o consumidor não encontrar seu conteúdo ou loja. Portanto é importante trabalhar as técnicas de SEO em seus posts e seu site, buscando otimizar seu conteúdo para a busca.
Saiba mais sobre como fazer seu site aparecer no Google.
Email Marketing
Outra forma de trabalhar o marketing digital é o email marketing. Você oferece um material rico ou acesso exclusivo e o lead fornece em troca seus dados pessoais. Com o contato de email ou telefone, sua marca busca criar relacionamento e guiar esse usuário por um funil de vendas. A intenção é amadurecer a decisão de compra dele, até a aquisição do seu produto.
Pós-venda
Buscar novos consumidores é importante, mas é essencial fazer com que os clientes sigam fiéis ao seu negócio. Por essa razão, é essencial ter um pós-venda impecável.
Procure solucionar problemas, tirar dúvidas e oferecer uma boa experiência para quem adquire seus produtos ou serviços. Um consumidor satisfeito torna-se advogado da marca. Com isso, será possível incentivar a geração de provas sociais para sua empresa através de depoimentos, avaliações, comentários ou até mesmo no tradicional boca a boca.
Referências: Canal do YouTube Primo Rico