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Vendas pelo WhatsApp: conheças as vantagens e dicas para utilizar no seu negócio

16 de julho de 2020 - Notícias em Geral

Vendas pelo WhatsApp: conheças as vantagens e dicas para utilizar no seu negócio

 

A crise causada pelo coronavírus trouxe muitas mudanças para o mercado. Os empresários tiveram que repensar em toda sua forma de negócio para continuar vendendo. E uma dessas formas, foi a venda pelo aplicativo WhatsApp.

Segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, divulgada em fevereiro de 2020, o WhatsApp está em 99% dos smartphones brasileiros, e destes, 93% usam o aplicativo todos os dias. Assim, vemos um grande canal para nos comunicarmos com clientes, fornecedores e parceiros, afinal, um enorme número de pessoas o utilizam. 

Já a pesquisa do Sebrae revelou que quatro em cada dez donos de e-commerce de pequeno porte usam o WhatsApp para relacionamento com clientes. Esse percentual dobrou em um ano, mostrando a enorme popularização que o aplicativo teve, em especial com a crescente vendas online. E, o uso não fica restrito apenas no pré venda, mas no pós também, para receber feedbacks, acompanhar se o pedido chegou corretamente, etc.

Confira algumas vantagens de utilizar o aplicativo, além de dicas para vender através dele.

Gratuidade

Além desse aplicativo ser totalmente gratuito, as mensagens são enviadas rapidamente. Desse modo, é possível mostrar imagens dos produtos, confirmação de recebimento, promoções e outras informações sobre serviços ou horário de funcionamento, de uma forma mais ágil.

Modo Business

Existe a versão Business do aplicativo. Com isso, seu cliente tem a confiança de estar falando com um perfil comercial. Você poderá incluir sugestões de mensagens automáticas, para já fazer um pré atendimento ou para avisar o horário de funcionamento. Outro recurso é saber as métricas que suas mensagens estão atingindo – como o número de mensagens enviadas, entregues e lidas, e quantas mensagens foram recebidas em sua conta -, para sempre melhorar no atendimento. E, etiquetas para marcar os clientes, como “pagamento pendente” ou “finalizado”.

Listas de transmissão

Além disso, não é necessário mandar mensagem para cada cliente. Basta criar uma lista de transmissão, que permite o envio da mesma mensagem para vários usuários ao mesmo tempo. Para isso, seus consumidores têm que ter o número da sua empresa salvo na agenda do telefone. Mas é importante perguntar ao seu cliente se ele aceita entrar para a lista de transmissão e receber mensagens do seu negócio. 

Essa lista pode conter até 256 contatos. E para criar a sua, basta ir na tela das conversas do WhatsApp, clicar em “nova transmissão” e escolher “nova lista”. Depois selecione todos os contatos que deseja adicionar e clique em “criar”. Após isso você pode dar um nome para essa lista, e se precisar, adicionar mais números depois. 

WhatsApp Payment

Agora ainda tem a novidade de enviar e receber dinheiro diretamente pelo WhatsApp. Com esse novo recurso, você pode realizar transferências, pagamentos enviar e receber dinheiro. Basta configurar um cartão de débito ou crédito, dos bancos participantes até o momento: Nubank, Banco do Brasil e Sicredi.

Não há taxas entre as transferências pelo aplicativo, mas pode ocorrer tarifas entre os bancos. As empresas com o Business não tem limite nos valores das transações, mas tem uma taxa por venda de 3,99%. Para usuários o limite é de R$ 1 mil por transação, podendo realizar 20 por dia. Mas os valores de transferência não podem ultrapassar R$ 5 mil por mês.

É possível criar ou conectar uma conta Cielo ao WhatsApp Payment. O processo de verificação da conta dura três dias, e os pagamentos são transferidos para esta conta Cielo em até dois dias úteis.

Divulgue as novidades

Para ter um bom relacionamento, você deve manter sempre o contato com os clientes. Mande mensagens criativas com promoções, lançamentos, descontos, novidades do seu negócio. Assim, além de poder ganhar novos clientes, você pode fidelizar aqueles que já tinha. E é através dessa fidelização, que eles vão contar a amigos e familiares sobre seu serviço ou produto, aumentando seus consumidores.

Lembre-se de ter agilidade nas respostas, afinal, trata-se de um aplicativo de mensagens instantâneas, então seu cliente espera uma resposta mais rápida do que pelo seu site, por exemplo. E, nunca divulgue dados pessoais nos grupos com clientes.

Dessa forma, você terá um canal ágil e gratuito para aumentar suas vendas. Além de ser ótimo para manter uma comunicação com antigos clientes, e dessa forma, fidelizá-los.

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