Loading...

CBMAE: Entenda como funcionam as resoluções empresariais extrajudiciais

7 de junho de 2016 - Comunicação, Marketing e Venda, Economia, Finanças e Contabilidade, Empreendedorismo e Negócios, Novidades 2, Tecnologia e Inovação

CBMAE: Entenda como funcionam as resoluções empresariais extrajudiciais

Você sabia que alguns problemas e pendências da sua empresa podem ser solucionados fora do judiciário?

O nome talvez possa não ser tão popular ao meio empresarial, mas essas soluções podem ser encontradas com a Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE).  Com ela é possível resolver, de maneira mais rápida e menos burocrática, diversos impasses.

Mas afinal o que é uma CBMAE?

A Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE) é um órgão da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB) com o objetivo solucionar de conflitos empresariais de maneira rápida, sigilosa e segura. Suaatuação é a favor do desenvolvimento do ambiente de negócios para as empresas. Essa solução é praticada em todo o território brasileiro e preza pela prestação de serviços aos seus usuários. Ao apresentar o seu problema, a Câmara analisará se o caso deve ser resolvido através da Conciliação, da Mediação ou da Arbitragem, todos com o propósito de firmar acordos amigáveis.

Entenda como cada uma funciona:

Conceito arbitragem: utilizada quando as pessoas envolvidas em um conflito não aceitam as propostas de acordo e não conseguem encontrar juntas uma solução, então preferem que uma terceira pessoa decida a situação. Esta prática é regulamentada pela Lei 9.307/96.

Conceito de conciliação: as pessoas envolvidas em um conflito recebem a ajuda de uma pessoa que está fora do problema, responsável por indicar maneiras de resolver a situação. Essa alternativa é utilizada nos casos onde o importante é chegar a um o acordo

Conceito de Mediação: indicada para os casos onde o acordo não é o que mais importa, mas sim a relação entre as pessoas, nesses casos os envolvidos devem encontrar juntas a solução para o problema. Sua aplicabilidade abrange todo e qualquer contexto de convivência capaz de produzir conflitos.

Sobre a Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem em Florianópolis (CBMAE ACIF)

O que é: Tem o objetivo de resolver de maneira rápida e extrajudicial conflitos relacionados a bens patrimoniais disponíveis que demorariam muitos mais para serem resolvidos na Justiça Comum.

Quem pode solicitar: Micro, pequenas, médias e grandes empresas da capital catarinense.

Onde fica: O espaço destinado à CBMAE em Florianópolis está localizado na Rua Emilio Blum, nº 121 Centro.

A rede é coordenada pela CBMAE que dá suporte e prima pela qualidade do serviço. Seu Conselho Consultivo conta com a participação de membros da FACISC, OAB/SC, CRA/SC, CRC/SC, FIESC, CREA/SC e Fecomércio e outras entidades.

Mais informações entre em contato pelo fone (48) 3084-9440 ou pelo email educacao@antigo.acif.org.br

 

LEIA TAMBÉM

Festival Viva Floripa retorna ao Norte da Ilha com vasta programação para movimentar a região
ACIF entrega documento à ALESC sobre Reforma da Previdência em SC
Floripa Conecta 2023: balanço oficial mostra geração de emprego, mais vendas para comércio e mais de R$ 100 milhões para economia da Capital

Newsletter

Você vai adorar interagir com a gente, prometemos!

Newsletter - Acif

Aguarde...