Florianópolis é também conhecida pelas manifestações folclóricas. Danças, cantigas, festas, brincadeiras, gastronomia, tudo isso faz parte daquilo que chamamos de folclore, daquilo que traz a identidade de um povo, desde suas origens, e mantém viva a essência do lugar. Na “Ilha da Magia” há heranças deixadas por diversos povos, como europeus, indígenas e africanos, mas as que mais predominam são a dos nossos colonizadores açorianos.
Além das lendas de bruxas, lobisomem e demais seres, há outras manifestações presentes na Ilha, como a Dança do Pau de Fitas, de tradição ibérica; a Cantoria do Divino e a Dança do Cacumbi. Festas como o Culto ao Divino Espírito Santo, Procissão do Senhor dos Passos, Terno de Reis, o Boi-de-mamão e Festas Juninas também fazem parte do folclore celebrado na Ilha. Existem também tradições como a confecção de renda de bilro, pesca da tainha, a gastronomia baseada em frutos do mar, como o cultivo de ostras.
E não tem como falar das figuras folclóricas de Florianópolis sem mencionar Franklin Cascaes, um artista, pesquisador, e mais do que isso, grande comunicador das lendas e do povo de Florianópolis. Assim, tornou-se um dos folcloristas pioneiros; documentou os conhecimentos e crenças populares expressos em lendas, contos, canções e costumes.
Com informações: Guia Floripa