Foi realizada na manhã da última quarta-feira (25), pelo Grupo de Trabalho de Saneamento da ACIF – Regional Lagoa, a coleta de água da Lagoa da Conceição para análise de qualidade. Durante a ação, coordenada por Camila Fernandes Mendonça, em parceria com o laboratório Aquavita Soluções em Análises Laboratoriais, foram escolhidos quatro pontos para coleta das amostras, sendo eles: Ponta do Pitoco, Início da Av. Osni Ortiga no trecho em obras e dois pontos na Av. das Rendeiras.
Diferentemente das análises realizadas pela FATMA – Fundação do Meio Ambiente, que faz análise apenas da presença ou não de coliformes fecais e coliformes totais das amostras, o laboratório Aquavita realizará análise mais abrangente. Assim, será possível observar todos os parâmetros contidos na Resolução do CONAMA n° 357 e verificar a presença de metais pesados, agrotóxicos, dentre outros que são prejudiciais à saúde.
As amostras coletadas da Lagoa da Conceição foram devidamente identificadas com data e hora da coleta e acondicionadas em temperatura adequada para evitar quebras e contaminação ao serem transportadas até o laboratório, conforme estabelece a NBR 9898/1987. Também foram observadas as condições climáticas presentes no momento das coletas, uma vez que, o clima interfere no resultado final das análises físico-químicas e microbiológicas como, por exemplo, em dias chuvosos.
A ACIF Lagoa divulgará os resultados assim que forem entregues pelo laboratório parceiro.