O combate à excessiva carga tributária é um exemplo da atuação positiva e proativa da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) no ano de 2014. No último ano, a ACIF passou a divulgar (no www.acif.org.br e em painéis publicitários) o Impostômetro, com dados que mostram quanto o florianopolitano paga de impostos e tributos federais, estaduais e municipais. Ao mesmo tempo, a Associação liderou, ao lado de duas dezenas de entidades, o debate em torno do aumento do IPTU e do ITBI. A ACIF também esteve à frente da mobilização que foi a Brasília discutir com a Infraero a continuidade nas obras de ampliação do aeroporto Hercílio Luz. “São ações como estas, em torno de questões essenciais para a cidade, que reforçam a representatividade e a importância da entidade”, diz o presidente da ACIF, Sander DeMira.
Além de fortalecer as ações voltadas diretamente aos associados, como a oferta de serviços e benefícios, quando necessário, a ACIF uniu esforços com outras organizações para garantir melhores resultados na defesa de bandeiras importantes para os empresários e a comunidade. As regionais, que garantem maior proximidade entre a Associação e os empresários das diversas localidades da Capital, reforçaram a atuação ligada a questões específicas de cada área. Cinco novos grupos foram formados, como o que cuida da mobilidade por bicicleta na Lagoa da Conceição e o que acompanha a construção da nova ponte no Canal da Barra da Lagoa. Outros GT’s incrementaram sua atuação: caso dos grupos que acompanha obras importantes como a construção do Centro de Convenções de Canasvieiras, a duplicação da SC-403 nos Ingleses e o acesso ao aeroporto no Sul da Ilha.
A entidade ainda realizou diversas reuniões com lideranças empresarias e poder público para debater questões importantes – turismo, comércio, transporte, meio-ambiente, infraestrutura e segurança – para o desenvolvimento e melhora na qualidade de vida no município, além de criar um projeto de saúde e entretenimento aberto à comunidade, o ACIFun, que continua em pleno funcionamento em 2015.
Em paralelo, a Associação segue desenvolvendo diferentes segmentos no setor de comércio e serviços ao manter ativos 25 núcleos setoriais – em 2014, quatro novos foram criados, entre eles o das Autoescolas e o de Clinicas Veterinárias e Pet Shops -, todos com reuniões periódicas e utilizando as metodologias para capacitação e qualificação dos negócios. Neste quesito, a área de Educação da ACIF capacitou no último ano 1,4 mil pessoas em cursos e treinamentos nas mais variadas áreas de aprendizado, com destaque para as edições do Empretec e Pronatec.
Segundo o presidente da ACIF, “foram criadas e apresentadas propostas para temas que tem impacto direto sobre a vida das pessoas e essa também a meta para este ano, em que comemoramos o centenário da entidade. A ACIF segue cheia de vigor e preparada para colaborar com o crescimento da cidade por muitas décadas”, afirma Sander DeMira.