Caminhada guiada passará pelas principais referências e pontos comerciais do centro histórico da Capital neste sábado (4/7).
O ponto de partida será a Escadaria do Rosário. Depois, as ruas Felipe Schmidt, Trajano, Conselheiro Mafra e Jerônimo Coelho e, a seguir, as ruas Saldanha Marinho e João Pinto, com paradas no Largo da Alfândega, Largo da Catedral, Mercado Público e o Museu Victor Meirelles. Referências turísticas e comerciais do centro histórico de Florianópolis, estes pontos foram os escolhidos pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) para ser o roteiro de um passeio que irá relembrar a história e o desenvolvimento do centro da Capital.
“Acreditamos que para cuidar é preciso conhecer. Por isso, ao reafirmar a importância destes lugares para a economia e cultura florianopolitana queremos renovar o zelo de todos pela nossa cidade”, diz o presidente da ACIF, Sander DeMira.
O passeio, com início marcado para as 10h, contará com guias turísticos especializados e a participação da historiadora da ACIF, Elisiana Castro, que fez a pesquisa dos últimos cem anos de Florianópolis. Entre os convidados, associados, diretores, representantes do trade de turismo, da imprensa e do poder público. O prefeito César Souza Jr. e a secretária municipal de Turismo, Zena Becker, já confirmaram presença. Segundo DeMira, a intenção é apresentar as particularidades de cada lugar e mostrar como a Associação sempre se fez presente e está ligada à vida da cidade. “A transformação da Felipe Schimdt em calçadão para o comércio e para os pedestres partiu da ACIF, por exemplo. É esta preocupação, de pensar o desenvolvimento equilibrado e da importância da cidade para as pessoas, que queremos resgatar”, destaca.
A ação, coordenada pelo diretor da Regional Centro da ACIF, Luiz Carlos Padilha, faz parte do calendário em comemoração ao centenário da entidade, que foi completado em maio em 2015.“Nada melhor que andar pelas ruas históricas para entender e dar valor aos nossos costumes. Além de mostrar que o centro continua vivo e cheio de boas atrações para moradores e turistas”, diz Padilha.