Loading...

ACIF visita a obra de duplicação da SC 403

12 de setembro de 2014 - Novidades

A Ação da ACIF reuniu no dia 03 de setembro na Rodovia SC 403 em frente à loja Móveis Bons Negócios, o Grupo de Trabalho da SC 403 da ACIF Regional Ingleses, que contou com a presença da Comunidade, de Diretores da ACIF, dos Membros do Grupo de Trabalho, do Presidente do CODENI – Milton Weber Filho, de Empresários da Região, além de veículos de comunicação (RBS, RIC e Jornais Locais), do Engenheiro Ivan Amaral da Secretaria de Infraestrutura, representando o Governo do Estado, da Engenheira Ângela Oliveira Ramos, da Sotepa e do Engenheiro Rodrigo Micles, da empresa Planaterra. Participaram da visita 24 pessoas. Esta foi a primeira visita à obra realizada pelo GT da ACIF, e que a partir de agora fará visitas periódicas, com o objetivo de acompanhar o cronograma da obra, dificuldades apresentadas e registros de imagens locais.

Objetivando o andamento da obra e a coleta de informações

O Engenheiro Ivan Amaral da Secretaria de Infraestrutura informou que 6% da obra foi realizada pela Construtora Espaço Aberto e 3% da obra pela empresa Planaterra, atual responsável pela execução da obra. Portanto restam 91% da obra para conclusão de todos os trabalhos. Informou que tem tido dificuldades na agilidade de realização dos serviços pelas empresas públicas: Casan, Celesc e Oi, além de autorização da FATMA – Fundação do Meio Ambiente para detonação das rochas da subida do Morro dos Ingleses. Informou que está aguardando a 45 dias para transferência de fibra óptica pela Oi Companhia de Telefonia que até o momento não obteve sucesso. Com a Casan solicitou a mudança de duas adutoras que passam pela pista, sendo que a mesma necessita de alteração.

Segundo o Engenheiro Ivan Amaral, a obra possui um cronograma de entrega de 2,5 km da SC 401 até aproximadamente o Supermercado Super Norte no prazo de dezembro de 2014.

Em dezembro de 2014 em função do grande número de turistas que demandam a região, a obra sofrerá um decréscimo focando mais nos viadutos e obras arquitetônicas para em março de 2015 ocorrer a retomada para conclusão da obra;

A entrega da obra de duplicação está prevista para outubro de 2015.

A Diretora da Escola Básica Municipal Luiz Cândido da Luz – Marcela de Leon ressaltou a necessidade de melhoria da sinalização e segurança no trecho destinado a pedestres, entre o Colégio e a Vila União. O Vereador Edson Lemos enfatizou sua preocupação com a segurança na subida do morro dos Ingleses com risco de queda de pedras. Ressalta também que gostaria que fosse criada uma alternativa de acesso a Cachoeira do Bom Jesus na rua lateral (Rua do Maurício). O Vereador Edson Lemos sugere que devemos esgotar todas as tentativas de negociação com órgãos públicos, visando à agilidade da obra, caso não se obtenha sucesso, sugere a interferência do Ministério Público.

A Engenheira Ângela da Sotepa apresentou o projeto a todos os presentes e os seus devidos andamentos. Expôs que tem dois viadutos que devem ser construídos no trecho e que irá exigir muita paciência da Comunidade. Solicitou apoio a comunidade para canalizar a rede pluvial porque alguns trechos atravessam locais públicos. Informou que as obras estão seguindo padrões de construção civil recomendados pelo CREA.

O Engenheiro Rodrigo Micles da Planaterra informou que foram bem recebidos pela comunidade, que estava ansiosa por uma Construtora que imprimisse um ritmo adequado as obras. Informou que quer fazer mais rápida a obra, pois a mesma será um cartão de visitas da empresa Planaterra para Florianópolis, mas tem encontrado dificuldades em demoras no atendimento pela Celesc, Casan e Oi. Ressaltou que já tem 2,0 km de drenagem prontos, o que possibilita a obra de pavimentação nesses locais. Informou também que o Rio Papaquera será feito rebaixamento pela construtora de forma adequada a atender o fluxo viário.

Questionado referente aos equipamentos e pessoas trabalhando no local o Engenheiro Rodrigo Micles informa: 10 pessoas na supervisão, 43 pessoas realizando trabalhos técnicos e operacionais. Equipamentos: 10 caminhões, 2 retroescavadeiras e 2 moto niveladoras.

ALFREDO MAURICIO NETO

Diretor Adjunto de Representação e Coordenador do GT


 

LEIA TAMBÉM

Festival Viva Floripa retorna ao Norte da Ilha com vasta programação para movimentar a região
ACIF entrega documento à ALESC sobre Reforma da Previdência em SC
Floripa Conecta 2023: balanço oficial mostra geração de emprego, mais vendas para comércio e mais de R$ 100 milhões para economia da Capital

Newsletter

Você vai adorar interagir com a gente, prometemos!

Newsletter - Acif

Aguarde...