Grupo de Trabalho de Saneamento da ACIF – Regional Lagoa realizou no dia 24 de março uma visita técnica às Estações de Tratamento de Esgoto da Lagoa da Conceição e Barra da Lagoa – ambas da CASAN. O grupo, coordenado por Camila Fernandes Mendonça, foi recebido pela técnica em saneamento Edna Colombo, que explicou o processo de tratamento do esgoto das duas estações.
Ambas trabalham com nível de tratamento secundário, que consiste, resumidamente, em um tratamento biológico onde a matéria orgânica é consumida por micro-organismos. Ao final do processo é utilizado cloro para promover a desinfecção do efluente final, eliminando patógenos e, por fim, o resíduo é lançado no meio ambiente.
O conhecimento de todo o processo resultou numa maior preocupação com a contaminação do solo e o meio ambiente, de modo geral, visto que o sistema não trata 100% do esgoto recebido. As duas estações tratam até 80% dos líquidos e dejetos recebidos e, no processo final, o efluente é despejado muito próximo à Lagoa da Conceição.
Este acompanhamento será executado periodicamente pelo Grupo de Trabalho da ACIF, que realizará também outras ações, para buscar uma melhoria no Saneamento Básico na região e cidade.