Loading...

Artigo do Diretor Adjunto de Opinião da Regional Ingleses: A arte de empreender

4 de setembro de 2014 - Novidades

Empreendedorismo significa empreender, resolver um problema ou situação complicada. É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a  criação de empresas ou produtos novos.

Empreender é também agregar valor, saber identificar oportunidades e transformá-las em um negócio lucrativo. Este é um breve conceito do empreendedorismo, onde vimos, em trabalhos de faculdade, dicionários, entre outros.

Agora é claro que uma vez querendo abrir o próprio negócio, ai começa a aventura do Empreendedor, nunca se falou tanto em Empreendedorismo, como hoje no Brasil, se fala em SEBRAE apoiando, linhas de financiamento, consultorias, franquias, com a globalização e internet, ficou mais fácil pesquisar, analisar e colocar em prática uma ideia, um negócio ou um novo produto no mercado, também existe aquela turma, pessoas que trabalharam 20 anos ou mais em uma empresa ou cargo público que na hora de se aposentar ou até mesmo em uma demissão voluntária, pega sua indenização e investe em um negócio.

Essas pessoas terão mais chances de sucesso, primeiro pelo acesso a informação e financiamentos e também pela disciplina e aprendizagem de processos dentro de grandes organizações.

Agora, se esse não é o seu caso e você já tem sua empresa, não se preparou, não trabalhou na área, não planejou, foi com a cara e a coragem , não se preocupe com os problemas, com o negativo no banco, as contas vencendo, porque é isso mesmo, não tem jeito, tem muita gente nesse mesmo barco.

Sabemos o quanto é difícil quando você se enrola com pagamentos, fornecedores e por varias questões de gestão ou não, por muitas vezes da vontade de sair correndo literalmente, e muitos os fazem, mas não faça isso, não entre nessa lista, pois lembre, lá do início, quando você quis abrir seu negócio estava motivado, se apegue a essa energia, se erga, renegocie, não fuja do monstro dos cobradores, vá até eles, e não adianta pedir para semana que vem, peça prazos longos, com folga, pois grandes corporações, quando tem que nos fazer devoluções, pagamentos eles usam as ferramentas da burocracia e para nós pessoas física ou pequena empresa, pedem de 90 a 120 dias para resolver uma determinada situação, tendo isso, busque seu ponto de equilíbrio, se a coisa estiver feia mesmo, veja a possibilidade de capitalizar buscando um parceiro.

Como meu pai dizia: “Com dinheiro é fácil, quero ver sem” ai sim vamos provar nosso valor em enfrentar os desafios e solucionar problemas.

Boa Sorte!

 

Jaime Freitas

Diretor Adjunto de opinião

 

LEIA TAMBÉM

Festival Viva Floripa retorna ao Norte da Ilha com vasta programação para movimentar a região
ACIF entrega documento à ALESC sobre Reforma da Previdência em SC
Floripa Conecta 2023: balanço oficial mostra geração de emprego, mais vendas para comércio e mais de R$ 100 milhões para economia da Capital

Newsletter

Você vai adorar interagir com a gente, prometemos!

Newsletter - Acif

Aguarde...