O presidente da ACIF, Sander DeMira, escreveu um artigo para o site Economia SC falando sobre os locais preferidos em Florianópolis, a cultura e costume da nossa Ilha, do Centenário da ACIF e não pode deixar também de comentar sobre o futuro da cidade, o que podemos fazer daqui pra frente para ajudar na construção de uma Florianópolis melhor. O artigo foi publicado na última quarta-feira (25). Confira:
Precisamos nos enamorar por Florianópolis
Dia desses, questionado por um jornalista, parei alguns minutos para criar a lista de cinco lugares especiais em Florianópolis. Em poucos minutos, já havia mais de dez itens nas anotações. A arquitetura do Centro, as praias do Sul, as pedras – bruxas petrificadas! – do Continente, as paisagens do Norte, a ponte Hercílio Luz, a Lagoa que encantou o poeta Zininho. As opções são tantas que tornam quase impossível fazer uma listagem curta.
Nossa Capital completa mais um ano como a moça faceira pela qual é impossível não se ver enamorado. Uma simples caminhada na Beira Mar Norte, um passeio de baleeira até a Costa da Lagoa, alguns minutos na Praça XV – não mais que isso é suficiente para tornar o dia de qualquer um mais leve e encantador. A natureza foi generosa com Florianópolis, mas a aniversariante do último dia 23 oferece ainda mais.
O charme do falar chiando, a simplicidade, a beleza, a riqueza cultural, o conhecimento das coisas do mar e da terra. O povo de Florianópolis, mais do que as praias, as montanhas ou a paisagem urbana, é a grande riqueza dessa cidade. Gente que acolhe e encanta milhares de visitantes ou que, vindo de outros locais, vive aqui e torna-se também um pouco (ou muito!) florianopolitano. Porque nossa cidade tem a capacidade de tornar manezinho até mesmo o mais renitente imigrante. Afinal, a paixão pela cidade é comum àqueles que aqui nasceram ou chegaram em busca de oportunidade de trabalho, qualidade de vida ou atraídos pelas nossas belezas.
A moça faceira nos encanta a todos, nos oferece o que tem de melhor. Mas um relacionamento de verdade é uma via de mão dupla. Aí fica a reflexão para esse aniversário: será que temos feito nossa parte? Precisamos sempre retribuir o que nossa cidade nos oferece – e isso exige darmos o que temos de melhor para a cidade.
A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), que chega aos 100 anos em maio, tem sua história profundamente associada à vida da Capital. A entidade lutou para trazer a primeira agência do Banco do Brasil para a cidade. Participou do esforço pelas pontes. Discutiu temas essenciais para o desenvolvimento. Esteve mobilizada pelo Aeroporto Internacional Hercílio Luz. Colocou, com o essencial apoio da comunidade, a cidade no Guiness Book of Records como exemplo de preservação ambiental. A lista de ações em favor da cidade é bem maior, mas falta espaço para apresentá-la. Também não é esse o caso aqui.
Mais do que destacar o que já foi feito, a hora é de pensar no que podemos construir daqui pra frente. A cidade tem desafios enormes a enfrentar e a participação de todos será essencial para vencê-los. Daí a sugestão final: vamos pôr mãos à obra e colaborar na construção da cidade que queremos. E em cada gesto que fizermos, vamos agir como o enamorado que busca sempre o melhor para o objeto de sua paixão. Florianópolis merece.