Loading...

Carta do Presidente sobre as manifestações

13 de março de 2015 - Novidades

Ao longo de seus 100 anos de existência, a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) pautou sua atuação na defesa permanente dos interesses de seus associados, que hoje já são mais 3 mil. Este posicionamento fez da ACIF uma entidade que pode elencar resultados práticos conquistados em benefício daqueles que representa, e com reflexos diretos no desenvolvimento econômico de nossa cidade.

Além disso, sempre que necessário a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis tem manifestado-se publicamente a respeito de temas que impactam na vida dos florianopolitanos. Recentemente, por exemplo, atuou para impedir aumento que considerava abusivo no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) da Capital. Assim o fez porque desde sempre a ACIF tem lutado contra a solução fácil de aumentar impostos, sobrecarregando os cidadãos, para cobrir despesas cada vez maiores da administração pública. Despesas estas que, infelizmente, não resultam no aumento da qualidade dos serviços prestados aos moradores da cidade. Por isso, compreendemos como urgente a realização de uma Reforma Tributária.

De igual forma, a ACIF por diversas vezes, e através de diversas ações, tem indicado a necessidade urgente de uma Reforma Política. Acreditamos que sem ela não será possível superar obstáculos que impedem a existência de uma efetiva representatividade dos anseios da população. A não realização da Reforma Política, travada nos gabinetes parlamentares de Brasília, e tantas vezes adiada, tem reflexos desastrosos. Vivemos hoje as consequências desta incapacidade do Congresso de fazer das propostas de Reforma Política uma realidade.

A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis espera que as manifestações programadas para os dias 13 e 15 de março – reconhecidas pela ACIF como direito legítimo dos cidadãos brasileiros – sejam demonstrações pacíficas de que não há mais como adiar a realização das Reformas Tributária e Política. Sem elas não há como encontrar um caminho que nos faça superar, definitivamente, os riscos institucionais que vivemos.

Mantendo as diretrizes que sempre nortearam a existência da ACIF, defendemos o respeito às leis e ao Estado Democrático de Direito. Vemos como necessária, entretanto, a recuperação ética e de valores dos representantes eleitos pelo voto popular nas Casas Legislativas e Poderes Executivos Municipal, Estadual e Federal. Deve, sobre aqueles julgados e condenados pela Justiça, recair o peso e as penas previstas nas Leis.

A nós, cidadãos, cabe também uma missão, que vai muito além das manifestações desta semana: temos a obrigação de praticar o que cobramos dos representantes eleitos pelo povo. Ética, honestidade e combate à corrupção devem estar presentes em todos os nossos atos, desde aqueles mais simples e diários, até nos que interferem de forma marcante em nossas vidas e na vida de nosso País, como o voto. O Brasil que queremos é o Brasil que podemos fazer pelas atitudes cotidianas, a começar pela nossa cidade. Nosso País somos nós.

 

Florianópolis, 13 de março de 2015

 

Sander DeMira

Presidente

LEIA TAMBÉM

Festival Viva Floripa retorna ao Norte da Ilha com vasta programação para movimentar a região
ACIF entrega documento à ALESC sobre Reforma da Previdência em SC
Floripa Conecta 2023: balanço oficial mostra geração de emprego, mais vendas para comércio e mais de R$ 100 milhões para economia da Capital

Newsletter

Você vai adorar interagir com a gente, prometemos!

Newsletter - Acif

Aguarde...