Loading...

Chuvas e Entressafra

30 de outubro de 2009 - Novidades

Chuvas e entressafra puxam a inflação em Florianópolis
 

O excesso de chuvas não ajudou, a entressafra de alguns produtos também influiu e o Custo de Vida na capital, calculado pelo Instituto Técnico de Administração e Gerência (Itag/Esag) e divulgado pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) apresentou alta de 0,27% em outubro. No ano, a elevação do índice chegou a 2,17%.

A pesquisa do Itag leva em conta a variação de preço de 319 itens e reflete o aumento mensal de despesas de uma família residente em Florianópolis com renda variando entre um vinte salários mínimos.

Os maiores vilões da inflação em outubro saíram das hortas e pomares. O tomate ficou 28,54% mais caro. A variação foi de 16,69% no preço da cebola de cabeça e de 15,7% na alface. Resultado: no geral, os preços de produtos alimentares, os mais pesados no orçamento doméstico do florianopolitano, subiram 0,22%.

Também houve aumento significativo, de 0,82%, no item “produtos não alimentares”, que inclui gastos com veículo próprio (2,07% de alta), artigos de limpeza (1,35%), produtos de educação, cultura e lazer (1,19%), entre outros. Proporcionalmente, porém, essa elevação tem impacto menor do que a dos alimentos no resultado da pesquisa.

LEIA TAMBÉM

Festival Viva Floripa retorna ao Norte da Ilha com vasta programação para movimentar a região
ACIF entrega documento à ALESC sobre Reforma da Previdência em SC
Floripa Conecta 2023: balanço oficial mostra geração de emprego, mais vendas para comércio e mais de R$ 100 milhões para economia da Capital

Newsletter

Você vai adorar interagir com a gente, prometemos!

Newsletter - Acif

Aguarde...