Loading...

Clipping de notícias 17/06/09

17 de junho de 2009 - Novidades

Empreendedorismo

A Acif realiza na próxima semana dois treinamentos. De segunda a quinta (22 a 25), em parceria com o Sebrae, haverá o curso “Administração de pequenos negócios – a arte de gerenciar com facilidade”. Já de segunda a sexta (22 a 26) ocorre a “Oficina de planejamento estratégico para pequenas empresas”, ministrado pela Fundasc. Mais informações pelo fone 3224-3627.

(Agenda – Notícias do Dia)

Curso em Florianópolis auxília empreendedores

Em tempos difíceis de arrumar emprego, abrir o próprio negócio pode ser uma saída rentável. Mas é preciso estar atento a uma série de questões para que a iniciativa tenha sucesso. Para auxiliar os novos empreendedores, a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) realiza na próxima semana dois treinamentos.
De segunda a quinta (22 a 25), em parceria com o Sebrae, será oferecido o curso Administração de pequenos negóciosa arte de gerenciar com facilidade. De segunda a sexta-feira (22 a 26), ocorre Oficina de planejamento estratégico para pequenas empresas, ministrado pela Fundasc.

Informações: (48) 3224-3627 ou clique aqui .

(Blog Cláudia Marcelo)

Um plano estratégico, por Mikael Linder*

O que metrópoles como Liverpool, Turim, Barcelona e cidades menores como Gênova e Piacenza têm em comum? Todas passaram por uma planejamento estratégico que as tornaram mais atraentes e competitivas. Mas não apenas isso: todas essas cidades e regiões metropolitanas mostraram um significativo aumento nos indicadores de qualidade de vida, com melhorias que se estenderam para a maior parte da população. Melhorias nos serviços públicos (transporte, atendimento ao cidadão, receptividade aos novos moradores e turistas, melhorias na educação e pesquisa) e criação de oportunidades (mais e melhores empregos, atração de investimentos e criação de novas empresas). Tudo isso é fruto de um percurso negociado que colocou lado a lado sociedade civil organizada, administração pública e iniciativa privada.

Para o caso da Grande Florianópolis, um planejamento estratégico possibilitaria maior interação e sinergia entre os municípios e, consequentemente, soluções aos problemas que afetam a todos: o planejamento urbano caótico, a questão do transporte público, a falta de empregos, a baixa produção tecnológica, os serviços públicos precários. É uma ideia que se baseia nos potenciais do território e do seu povo, visando ao desenvolvimento sustentável de médio e longo prazo para escapar das armadilhas econômicas e eleitorais. Desta forma, elabora-se uma análise de todo o território, cujo diagnóstico servirá de base à redação de um plano-compromisso, com metas, formas de ação, competências, responsabilidades, fontes de recursos e instrumentos de avaliação. Tudo amplamente discutido pelo poder publico, pela sociedade e iniciativa privada.

* Mestre em Economia do Desenvolvimento

(Artigos – Diário Catarinense)

Varejo vende menos

Apesar de o governo ter reduzido o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em dezembro para a produção de veículos e, em meados de abril, para a linha branca, as vendas do comércio varejista caíram 0,2% em abril em relação a março, o segundo mês consecutivo de queda na evolução mensal, uma vez que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reviu os dados do comércio de março de alta de 0,3% em relação a fevereiro para queda de 0,5%.

(Economia – Diário Catarinense)

Dia dos Namorados

Com a troca de presentes entre os casais e o frio dos últimos dias, o comércio teve um incremento de 3,8% nas vendas, comparado ao mesmo período do ano passado. O crescimento do setor na semana do Dia dos Namorados superou as expectativas da Federação das CDLs de Santa Catarina, que esperava aumento de 2%. Maior oferta de crédito e redução do IPI também impulsionam as vendas no varejo de Santa Catarina. Vestuário, calçados e perfumaria tiveram a preferência dos apaixonados.

(Economia – Diário Catarinense)

No País cai e no Estado sobe


 
Venda em SC cresce 1,1% em abril. No Brasil, baixa foi de 0,2%

Ao contrário do que aconteceu no Brasil, as vendas do comércio varejista em Santa Catarina cresceram em abril em relação a março. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados ontem, o Estado registrou alta de 1,1% em abril em relação ao mês anterior. No País, a queda, no mesmo período, foi de 0,2%.

Em comparação com o mesmo mês de 2008, as vendas catarinenses em abril cresceram 9,68% (veja a variação dos últimos seis meses no quadro ao lado).

No cenário nacional, embora tenha havido uma redução de 0,2%, o técnico da coordenação de serviços e comércio do IBGE, Nilo Lopes, disse que esses resultados devem ser entendidos como uma “estabilidade”, apesar de considerar o impacto que a crise provocou nas vendas desde setembro do ano passado. Para maio, segundo ele, a expectativa é de que as vendas possam crescer até 1%.

“O comércio está positivo, mas não está crescendo como ocorria até setembro”, disse Lopes.

(Economia – A Notícia)
Exposuper debate crise

Mesmo com um crescimento menor, os supermercados de Santa Catarina estão passando ilesos da crise financeira que assola o setor produtivo e devem fechar 2009 com um incremento de 5% na comparação com o ano passado.

As perspectivas para o setor serão discutidas na ExpoSuper – Feira de Produtos e Serviços para Supermercadistas que começou ontem e vai até amanhã no CentroSul, em Florianópolis.

A estimativa da organização é receber 15 mil varejistas de todo o Estado. Uma das novidades para este ano é a abertura de um canal de negócios a pequenos produtores – dos quais 70% são orgânicos – para realização de exposição e comercialização direta de produtos e serviços ao setor supermercadista.

Serão 900 metros quadrados de área de exposição para cerca de 30 expositores. A edição deste ano também abre espaço, pela primeira vez, para rodadas de negócios entre compradores e ofertantes de produtos e de serviços.

A atividade é fruto de uma parceria firmada entre a Associação Catarinense dos Supermercados (Acats) e o Sebrae de SC. As rodadas de negócios acontecem entre hoje e amanhã das 8h30min às 12h30min, com exclusividade para expositores e sem custos para as empresas participantes.

Setor fechou quadrimestre com incremento de 4%

Os supermercados catarinenses fecharam o primeiro quadrimestre deste ano com um crescimento de 4% na comparação com o mesmo período do ano passado e a expectativa é fechar 2009 com uma expansão de pelo menos 5%.

Apesar de o percentual ficar abaixo do que foi registrado em 2008, quando o segmento cresceu 9% frente a 2007, os empresários estão otimistas. Para o presidente da Acats, Adriano Manoel dos Santos, o fato de trabalhar com produtos essenciais tem auxiliado o segmento a passar pela turbulência global sem “arranhões”.

– A última coisa que a pessoa corta é a alimentação. Esse é um dos fatores responsáveis por só termos registrado um mês de queda nas vendas este ano – explica Santos, referindo-se a março, que fechou com uma retração de 1,53% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Janeiro, fevereiro e abril tiveram crescimento na mesma comparação.

(Economia – Diário Catarinense)

Processo contra Dário é adiado

Julgamento de registro no TRE foi remarcado para 10 de julho

Em despacho encaminhado no início da tarde de ontem, o relator do processo que pede a cassação de diploma do prefeito Dário Berger (PMDB), juiz Samir Oséas Saad, pediu a retirada da peça da pauta de julgamentos da quarta-feira da semana que vem.

Saad pediu a inclusão do processo na pauta do dia 1º de julho, também uma quarta-feira. A ação é movida pela coligação Amo Florianópolis (PP/PTB) e o Partido Progressista (PP) de Florianópolis.

A mudança foi ocasionada pela ausência do corregedor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Newton Trisotto, que estaria ausente na data inicial do julgamento. Trisotto também é o revisor do processo.

No caso de recursos contra expedição de diploma, o pleno deve estar com sua composição completa para o julgamento da ação.

Berger tem contra si a acusação de infringir as normas constitucionais ao concorrer ao quarto mandato consecutivo. Em um entendimento adotado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o novo fato caracterizaria Dário como “prefeito itinerante”, termo que vem sendo utilizado para designar os mandatários que, depois de eleitos por duas vezes consecutivas como prefeitos, mudaram o domicílio eleitoral para candidatar-se novamente ao cargo, e venceram.

Antes de administrar a Capital, a partir de 2005, Berger foi eleito e reeleito prefeito de São José, em 1996 e 2000. O prefeito alega que recebeu resposta positiva à consulta feita junto ao TRE, ainda em 2003, para sondar a viabilidade da candidatura em Florianópolis.

Quatro prefeitos “itinerantes” – dois de Alagoas e dois do Piauí – já estão recorrendo de mandatos cassados pelo mesmo motivo.

(Política – Diário Catarinense)

 

LEIA TAMBÉM

Festival Viva Floripa retorna ao Norte da Ilha com vasta programação para movimentar a região
ACIF entrega documento à ALESC sobre Reforma da Previdência em SC
Floripa Conecta 2023: balanço oficial mostra geração de emprego, mais vendas para comércio e mais de R$ 100 milhões para economia da Capital

Newsletter

Você vai adorar interagir com a gente, prometemos!

Newsletter - Acif

Aguarde...