Com o selo da expofloripa
Expofloripa 2009 abre nesta quarta-feira
Nesta quarta-feira (dia 4), a partir das 14 horas, será aberta a Expofloripa 2009 – Feira de Soluções Empresariais, evento que marca a abertura oficial do Congresso Empresarial Facisc. Até sexta-feira (dia 6), das 14 às 21 horas, os mais de 60 expositores irão apresentar soluções em telefonia, assessoria jurídica, consultoria em marketing, em comércio exterior, informática, gerenciamento de pessoas e outros segmentos diretamente ligados à gestão empresarial. A Expofloripa também vai oferecer oficinas de trabalhos voltadas à gestão empresarial, gratuitas e dirigidas a empresários e candidatos a empresários, palestras e salas de negócios “Queremos integrar diferentes atividades econômicas, promovendo negócios”, afirma Éwerson Luis Wiethorn, coordenador do Núcleo de Soluções Empresariais (Nuse), da ACIF, responsável pela organização da feira, que tem acesso gratuito.
Plenária sobre o PACE na Expofloripa
Também na quarta-feira, às 20h30, ocorre a edição de novembro das Plenárias ACIF. O Juiz de Direito Eduardo Mattos Gallo Júnior, titular do Juizado Especial Cível da comarca de Itajaí e representando a Coordenadoria dos Juizados Especiais, fará uma explanação sobre o Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual (PACE). A ACIF é a primeira associação comercial do Brasil a sediar essa iniciativa, por meio de "Termo de Acordo de Cooperação Técnica" firmado entre o Sebrae e o Conselho Nacional de Justiça. Por intermédio do Tribunal de Justiça (TJ/SC), foi o Estado escolhido para implantar o projeto-piloto. O PACE é um “braço” do Judiciário, cuja finalidade é disponibilizar aos empresários – associados ou não da ACIF –, os serviços de conciliação, possibilitando a realização de acordos, que são posteriormente submetidos aos juiz de Direito, que os homologa, fazendo com que essa acordo se torno "título executivo judicial".
Segundo Rodrigo Duarte da Silva, diretor Jurídico da ACIF, a idéia de realizar uma plenária sobre o tema durante a Expofloripa nasceu da necessidade de divulgar a um público direcionado os benefícios do PACE. “A Expofloripa é um evento voltado ao grande público com a participação de importantes organizações empresariais e o PACE tem que ser divulgado para toda a sociedade, seja qual for o porte das empresas, além de pessoas físicas”, afirma. Informações sobre o funcionamento do PACE e sobre o evento pelo telefone (48) 3224-3627, com Paula.
Congresso Empresarial Facisc
Já o Congresso Empresarial Facisc terá a solenidade de abertura na quinta-feira (dia 5), a partir das 17 horas, com a palestra do renomado consultor de empresas e conferencista Stephen Kanitz, que irá falar sobre “Vantagens competitivas do Brasil”. Às 18h30, o empresário Alaor Tissot, ex-presidente da ACIF e membro do Conselho Superior da entidade, toma posse na presidência da Facisc para o biênio 2009/2011. O atual presidente da ACIF, Doreni Caramori Júnior, ocupará o cargo de 1º diretor financeiro. Além disso, também haverá as posses do Cejesc, Ceme, NEA e Fundação Empreender. No encerramento, o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, fará a palestra “Descentralização e desenvolvimento”. O Congresso é uma realização conjunta entre a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e ACIF, com apoio técnico do Sebrae/SC, e reúne ainda três eventos segmentados (além da Expofloripa): 13° Encontro Estadual do Empreender, 15° Encontro Estadual da Mulher Empresária e 8° Encontro Catarinense de Jovens Empreendedores (Ecaje). Maiores informações no site www.congressoempresarial.com.br, no telefone (48) 3952.8844 ou pelo e-mail secretaria@facisc.org.br.
Regional Lagoa discute implantação de câmaras de segurança
O diretor geral da Regional Lagoa da Conceição da ACIF, Eduardo Lúcio Campos, está comandando uma série de encontros que tem como objetivo discutir melhorias na segurança na Bacia da Lagoa. Na próxima quarta-feira (dia 4), às 18h30, na sede da Regional, ocorre nova reunião, que deverá reunir empresários, representantes das polícias militar e civil, das secretarias de Segurança e Defesa do Cidadão, Ministério Público e Guarda Municipal. A implantação de câmaras de segurança e os planejamentos para a temporada e pós-verão estão entre os temas em pauta. A Regional Lagoa fica na Nossa Senhora da Conceição, n. 30, salas 4, 5 e 6. Informações pelo telefone (48) 3232-0185 ou pelo e-mail regionallagoa@antigo.acif.org.br.
Câmara aprova lei antitabagista para a Capital
A Capital já tem sua legislação que ordena consumo de tabaco e derivados. Na segunda-feira passada (dia 28) foi aprovado em Plenário o substitutivo global do vereador Gean Loureiro que institui as novas regras. O texto que se transformou em lei foi resultado de um processo de discussão que envolveu diferentes entidades de classe de bares, restaurantes e casas noturnas em busca de um consenso.
Segundo o presidente da ACIF, Doreni Caramori Júnior, a lei traz vários avanços em relação à proposta original, entre eles, dois em especial: a inclusão do fumante na penalidade (antes era prevista somente a autuação do estabelecimento) e a criação de áreas reservadas para fumantes, tanto nos bares e restaurantes, quanto nos hotéis (não se previa isso). “É importante destacar que foi alcançado o consenso, o que agilizou o trâmite do projeto, já que esse era um projeto lei que estava parado há muito tempo”, afirma Doreni.
Chuvas e entressafra puxam a inflação na Capital
O excesso de chuvas não ajudou, a entressafra de alguns produtos também influiu e o Custo de Vida na capital, calculado pelo Instituto Técnico de Administração e Gerência (Itag/Esag) e divulgado pela ACIF apresentou alta de 0,27% em outubro. No ano, a elevação do índice chegou a 2,17%. A pesquisa do Itag leva em conta a variação de preço de 319 itens e reflete o aumento mensal de despesas de uma família residente em Florianópolis com renda variando entre um vinte salários mínimos.
Os maiores vilões da inflação em outubro saíram das hortas e pomares. O tomate ficou 28,54% mais caro. A variação foi de 16,69% no preço da cebola de cabeça e de 15,7% na alface. Resultado: no geral, os preços de produtos alimentares, os mais pesados no orçamento doméstico do florianopolitano, subiram 0,22%. Também houve aumento significativo, de 0,82%, no item “produtos não alimentares”, que inclui gastos com veículo próprio (2,07% de alta), artigos de limpeza (1,35%), produtos de educação, cultura e lazer (1,19%), entre outros. Proporcionalmente, porém, essa elevação tem impacto menor do que a dos alimentos no resultado da pesquisa.
Regional Continental promove 2º Encontro de Negócios
No próximo dia 11, a Regional Continental, comandada pelo diretor geral José Luiz da Silva, realiza o 2º Encontro de Negócios. O evento, com foco em business to business (B2B) e que deve reunir mais de 20 empresas, será no Restaurante Guaciara. “Buscamos fomentar os negócios por meio da interação direta entre as empresas, um modelo que foi muito bem recebido pelos participantes”, afirma Silva. Informações e inscrições pelo telefone (48) 3244-5578 ou pelo e-mail regionalcontinental@antigo.acif.org.br.