A Comissão Julgadora escolheu os seis vencedores do 7º Prêmio de Jornalismo Unimed SC. Os vencedores na categoria Profissional são Diogo Vargas, do jornal A Notícia (Jornal/Revista); Marcelo Santos e Giane Patrícia, Rádio Catarinense de Joaçaba (Rádio); e o grupo de profissionais da FURB TV (Blumenau), Daiane Dallegrave, Janaína Vasques, Marta Gomes, Anderson Bento, Edemar Mafra e José Augusto Baron (Televisão).
Na categoria Destaque Acadêmico, os vencedores são Ana C. Dall’Agnol e Ana Paula Flores da Universidade Federal de Santa Catarina de Florianópolis (Jornal/Revista); Slain Franco Rosa, Renara dos Santos Almeida, Djenifer May, Marlice Caroline Weiss e Natasha Limoli, da Rádio Univali FM, de Itajaí ( Rádio); e Francyelle dos Santos, Juliana Jendiroba, Ariel Palma, Antônio Zanella, Wilson Ricardo e José Bulin, da Faculdade Estácio de Sá SC , de Florianópolis (Televisão).
Os vencedores foram revelados durante almoço organizado pela Unimed Grande Florianópolis na sexta-feira, 17, no Hotel Quinta da Bica D’Água, na Capital. Cada vencedor da categoria Profissional recebeu o prêmio de R$ 4 mil e da Categoria Destaque Acadêmico, R$ 1 mil.
No total concorreram 140 trabalhos com temas que alertam para o perigo do uso de medicamento sem receita médica e de hábitos e vícios que podem comprometer a saúde e a vida em sociedade. Por outro lado, reportagens ressaltam a importância da prevenção e de atitudes de qualidade de vida que proporcionam uma vida saudável.
O Prêmio de Jornalismo Unimed SC é promovido pela Federação e as 23 cooperativas Unimed de Santa Catarina com o objetivo de valorizar e estimular o tema Saúde na pauta dos veículos catarinenses. Nas sete edições já realizadas, a iniciativa conquistou participação crescente de profissionais e veículos de comunicação em diversas regiões, demonstrando o interesse coletivo sobre saúde em suas diversas perspectivas. Foram 839 matérias inscritas nas sete edições.
Os vencedores
Na categoria Profissional Jornal/Revista, a vencedora é a série “Os Prisioneiros do Crack”, de Diogo Vargas, do Jornal A Notícia (Joinville), que mostra porque o consumo de droga, um caso de polícia, também é um caso de saúde pública. A Rádio Catarinense, de Joaçaba, com os profissionais Marcelo Santos e Giane Patrícia, é vencedora na categoria Profissional Rádio, com a matéria “Perigo na tela: o vício do novo século”, falando sobre os internautas do planeta, considerados viciados na internet. Na categoria Profissional Televisão, o grupo de profissionais da FURB TV (Blumenau), Daiane Dallegrave, Janaína Vasques, Marta Gomes , Anderson Bento, Edemar Mafra e José Augusto Baron é vencedor com a matéria “Epidemiologia de medicamentos”. A reportagem mostra como a receita médica é fator fundamental para conseguir os medicamentos e fazer o tratamento sugerido pelo médico.
Na categoria Destaque Acadêmico, os vencedores são Ana C. Dall’Agnol e Ana Paula Flores da Universidade Federal de Santa Catarina de Florianópolis (Jornal/Revista), com a matéria “O Sangue como remédio”. Publicada no jornal de laboratório Zero em Revista, a matéria retrata a polêmica da auto-hemoterapia, apresentando a opinião de especialistas, médicos e pacientes. A matéria “Mudanças climáticas e saúde”, de Slain Franco Rosa, Renara dos Santos Almeida, Djenifer May, Marlice Caroline Weiss e Natasha Limoli, da Rádio Univali FM, de Itajaí, vencedora na Categoria Destaque Acadêmico Rádio, foi apresentada no programa Planeta Terra da Rádio da Univali, de Itajaí. O enfoque foram os impactos para a saúde humana decorrentes especialmente do aquecimento global.
Francyelle dos Santos, Juliana Jendiroba, Ariel Palma, Antônio Zanella, Wilson Ricardo e José Bulin, da Faculdade Estácio de Sá SC, de Florianópolis (Televisão) são vencedores na Categoria Destaque Acadêmico Televisão com a reportagem “Alcoolismo – A dificuldade da sobriedade numa sociedade que glamouriza o álcool”. A matéria explora amplamente as razões que tornaram o alcoolismo uma das principais doenças do país, suas conseqüências e tratamento.