Passear por ruas, praças e casarios, redescobrindo o patrimônio cultural que marcou em diferentes épocas a vida social, política e econômica de um lugar é um programa que a cada dia atrai mais adeptos pelo mundo. Focado nessa demanda, o Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC) lançou edital de seleção para o Curso Condutor Cultural Local do Centro Histórico de Florianópolis. As inscrições para a formação inicial e continuada podem ser feitas gratuitamente até 31 de julho e as aulas iniciam em agosto.
Promovido em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Santa Catarina (IPHAN-SC), o curso conta com o apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), por meio do Núcleo de História Oral e Pesquisa da Casa da Memória. A capacitação gratuita está prevista para o período de 15 de agosto a 28 de novembro, com 25 vagas disponíveis e uma carga horária total de 210 horas/aula. As atividades serão realizadas de segunda a quinta-feira, das 19h às 22h e, na sexta-feira estão previstas aulas em campo nas ruas centrais, no período das 14h às 17h, seguidas por encontro técnico na Casa da Memória.
Para se inscrever, o candidato deve ser alfabetizado e ter idade mínima de 16 anos, sendo necessária a apresentação de um documento de identidade com foto e cadastro de pessoa física (CPF). O edital completo (nº 26-2011-2) está disponível no endereço http://ingresso.ifsc.edu.br, na página de editais do site do Instituto Federal de Santa Catarina. Os candidatos também podem se inscrever no Campus Florianópolis-Continente, na Rua 14 de julho nº 150, Enseada dos Marinheiros, Coqueiros, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 20h.
Turismo responsável
O Curso de Formação Inicial e Continuada Condutor Cultural Local do Centro Histórico de Florianópolis faz parte de um projeto mais amplo que pretende incentivar o turismo cultural responsável em cidades históricas de Santa Catarina. O objetivo é formar multiplicadores e disseminadores da preservação e conservação dos bens culturais materiais e imateriais nessas regiões. A capacitação já foi implantada em Laguna (2009) e em São Francisco do Sul (2010).
Realizado pela primeira vez na Capital, o curso pretende qualificar moradores do município para conduzir turistas e visitantes em sítios culturais do Centro Histórico. Ao final da formação, o condutor estará apto a orientar os visitantes de acordo com a legislação cultural, priorizando a proteção e preservação do patrimônio cultural. Também poderá dar informações sobre aspectos socioculturais e ambientais dos bens, contribuindo para o processo de educação patrimonial e para melhorar a gestão do patrimônio cultural.
Entre as disciplinas curriculares oferecidas estão temas relativos ao Patrimônio Cultural; História e Memória Local; Linguagem e Comunicação; Fundamentos de Turismo e Hospitalidade; Educação Ambiental; Prática de Condução; Primeiros Socorros; Economia Solidária e Atividades de Campo.
A qualificação também aumenta as chances de inserção no mercado de trabalho para as pessoas que tenham interesse em atuar na área. O processo de seleção para o curso em Florianópolis levará em conta a situação socioeconômica do candidato, representando inclusive uma oportunidade extra de geração de renda para jovens residentes nas comunidades do Maciço do Morro da Cruz que circundam o Centro Histórico.
*Por Assessoria de Comunicação FCFFC