O Núcleo Setorial de Farmácias Magistrais da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) fará, nesta quarta-feira (10), o lançamento das sacolas ecologicamente corretas. A idéia é que, gradativamente, as sacolas de papel ocupem o lugar das sacolas plásticas usadas para empacotar os medicamentos. Ao todo, 15 farmácias da Capital irão participar da iniciativa e promover a preservação do meio ambiente.
O coordenador do núcleo e proprietário da farmácia Dermus, Gerson Appel, conta que há muito tempo os clientes esperam por essa atitude.
"Na filial que temos na Lagoa da Conceição, muitas pessoas preferiam levar os remédios na mão e dispensavam a sacolinha de plástico", lembra.
A iniciativa vem também ao encontro da lei nº 7.627, de autoria do vereador João Batista Nunes, aprovada pelo prefeito Dário Berger, e que entrou em vigor no dia 19 de maio. A lei visa substituir o uso de sacolas plásticas por embalagens menos poluentes. A exigência é que a substituição em empresas públicas e privadas seja de 40% até o final de setembro, 80% até janeiro e 100% em maio, mês em que a lei completa um ano. A fiscalização será feita pela Vigilância Sanitária do município.
No Brasil, 1 bilhão de sacolas são distribuídas nos supermercados mensalmente – o que dá 66 sacolas por brasileiro ao mês. Estatísticas indicam ainda que as sacolas plásticas são responsáveis por 10% do lixo produzido no País e levam cerca de 300 anos para se decompor na natureza. Elas também são os principais poluidores encontrados nos mares e rios.