No próximo domingo (31), homens e mulheres de ferro irão invadir Florianópolis. A capital catarinense se orgulha de receber pela 15ª vez consecutiva o Ironman, maior evento de triathlon do mundo.
Atletas são desafiados a percorrerem 3,8 km de natação, mais 180 km de ciclismo e 42,2 km de corrida. Para a economia da cidade, ser palco de um evento desse porte é importante, pois cerca de dois mil participantes, bem como seus familiares, fomentam o comércio e serviços, movimentando restaurantes, hotéis e prestadores de serviços durante os dias anteriores e posteriores ao evento. Segundo informações da organizadora do Ironman, a Latin Sports, cada pessoa gasta em média R$ 350 por dia, que resulta em um montante aproximado de R$ 20 milhões no fim do período.
Além da economia que movimenta, o evento é uma oportunidade de reforçar entre a população o incentivo ao esporte e a importância da saúde. Colaboração também é palavra-chave. Por isso, é muito importante estar atento ao trânsito e as orientações da Polícia Rodoviária Federal para que ocorra tudo bem no dia da prova. Para aqueles que circularem pela cidade no domingo, tenham atenção especial com as delimitações colocadas que sinalizam a passagem dos competidores. Além disso, companheirismo e incentivo são pontos fundamentais. “Aproveito e peço àqueles que se identificam com o esporte que compareçam, apoiem os atletas, incentivem. Numa prova como essa, todo aplauso e palavra de incentivo faz a diferença no desempenho de cada um”, conclui o presidente da ACIF, Sander DeMira.