Um levantamento realizado pelo Sebrae (Serviço Brasileira de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) revelou que as médias e grandes empresas e o setor público são mercados promissores para as MPEs (micro e pequenas empresas).
De acordo com os dados, somente 37% das 4,2 mil empresas entrevistadas vendem para grandes organizações, fatia que gera 16% do faturamento total dessas MPEs. No entanto, 75% dos respondentes compram produtos e serviços das grandes, totalizando 50% das suas compras, principalmente no atacado, responsável por 47% do total comprado.
Em relação às vendas ao setor público, o indicador é menor ainda, já que apenas 20% das pequenas empresas vendem para as esferas federal, estadual ou municipal, o que equivale a 4% do seu faturamento.
“Os números mostram que há um grande espaço a ser conquistado pelas micro e pequenas empresas nesses mercados. O Sebrae vem trabalhando nesse encadeamento produtivo e vai reforçar as estratégias neste sentido”, disse o presidente da entidade, Luiz Barretto, segundo a Agência Sebrae.
Entre as estratégias com este objetivo, Barretto cita o programa Sebrae 2014, que foca a qualificação das empresas nas 12 cidades que sediarão a Copa do Mundo.
Estratégia diferenciada
Das empresas que vendem para as grandes empresas, 65% não têm estratégia diferenciada para isso. Apenas 9% delas fazem parceria com este objetivo e 6% usam estratégia de compras conjuntas, visando melhores condições de negociação.
Para 78% dos empresários, a principal dificuldade apontada no fornecimento para as maiores empresas é fixar preço de venda lucrativo. Das que não vendem para as grandes empresas, a maior dificuldade para acessar esse mercado, apontada por 45% delas, é o fato de venderem em pequenas quantidades.
Os dados revelam ainda que 64% dos entrevistados concorrem com as grandes em seus mercados. Destas, 34% se consideram prejudicadas com essa concorrência e, desse percentual, 53% citam como principal motivo o fato de as maiores oferecem preços menores, já que têm poder de compra e conseguem preços mais atrativos.
Entre as que compram das grandes, as maiores dificuldades são a obtenção de preço de compra que possam pagar e melhores condições de pagamento.
Sobre a pesquisa
O estudo foi realizado pelo Sebrae em São Paulo. Os dados foram fechados no final de 2010 e estão sendo usados em 2011 como subsídios para preparar os pequenos negócios para aproveitar as oportunidades do mercado.
São Paulo é o estado onde as pequenas empresas mais vendem para as grandes corporações, juntamente com Mato Grosso. Nesses dois locais, o índice de venda é de 43%, sendo que em São Paulo isso representa 21% do faturamento das empresas, e no Mato Grosso, 13%.
*Por Karla Santana Mamona, Fonte: Infomoney