Encontrar novas empresas para inserir jovens no mercado de trabalho faz parte do cotidiano do Programa Jovem Aprendiz, executado pelo Centro Cultural Escrava Anastácia. Pensando nisso, 14 jovens estiveram presentes na 3ª edição do ACIFeijão, evento da Associação Comercial Industrial de Florianópolis que aconteceu no último sábado, no P12 em Jurerê Internacional, e reuniu representantes de vários empreendimentos associados à instituição.
De acordo com Juraci Siqueira, coordenadora do Jovem Aprendiz a participação neste evento teve como objetivo a ampliação e a potencialização da visibilidade do programa de aprendizagem do CCEA, tendo como parceira a ACIF, levando em consideração a carta de empresas filiadas a esta instituição, possibilitando uma maior inserção de empresas no conjunto de parceiros do projeto e a possível ampliação do numero de vagas para aprendizagem nas mesmas, gerando assim formação e oportunidade real no mercado de trabalho a jovens de 14 a 24 anos das comunidades empobrecidas da grande Florianópolis.
O CCEA estava representado no evento com um stand montado com folders, livros e DVDs institucionais que trazem a trajetória dos projetos da organização. O material foi distribuído pelos educadores do Jovem Aprendiz, que também explicavam aos interessados o trabalho realizado pelo programa e os demais projetos.
Na festa os jovens foram uma atração a parte, eles foram responsáveis pela recepção dos convidados. Com perucas coloridas, colares havaianos, anteninhas, máscaras, apitos, cartazes e demais adereços eles recebiam a todos com muita alegria, animação e barulho. Durante o evento eles também distribuíram panfletos sobre o projeto aos convidados.
*Por Site Centro Cultural Escrava Anastácia