O Núcleo Setorial de Farmácias Magistrais da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) promove na próxima quarta-feira, dia 17, uma palestra – exclusiva para médicos – sobre o uso de hormônios bioidênticos para o combate aos problemas associados à menopausa e à andropausa. O encontro será na sede da Associação, no Centro da Capital, e começa às 19h. A participação é gratuita e as vagas, limitadas. Informações: (48) 8404-6548 ou 9628-9674.
A palestrante do evento será a farmacêutica Reginalda Russo, de São Paulo, que atua no segmento desde 1990 e é autora do livro Teoria de Modulação Hormonal Bioidêntica. Os hormônios bioidênticos têm moléculas idênticas àquelas produzidas pelo sistema endócrino humano. Eles são usados para diminuir o impacto causado sobre o corpo humano pela queda natural da produção de hormônios com o avanço da idade. Em mulheres, por exemplo, o uso da terapia hormonal é indicado para a proteção contra doenças vasculares, o controle de ganho de peso e a proteção contra a osteoporose.
O uso dos hormônios, porém, exige controle, principalmente para diminuir os riscos de efeitos colaterais indesejáveis, como a endometriose e o câncer de mama. Por isso, explica Reginalda, a definição do tratamento depende de uma avaliação detalhada do paciente. As análises levam em conta o nível hormonal do indivíduo, o estilo de vida de cada um, os sintomas clínicos apresentados e o histórico pessoal e familiar. Também é necessário um acompanhamento próximo do paciente, principalmente no início do uso dos medicamentos, para a definição de eventuais ajustes na terapia. Nos homens a terapia hormonal é associada principalmente ao tratamento de problemas de declínio na produção hormonal.