A partir deste ano o Sebrae/SC estende o projeto SIS (Sistema de Inteligência Competitiva Setorial) a todas as cidades do Estado. O objetivo é preparar micro e pequenas empresas para os imprevistos do setor e torná-las aptas a concorrer em um mercado cada vez mais global através do acesso virtual a um conjunto de informações estratégicas e alinhadas a necessidade dos usuários.
Até o ano de 2010 o atendimento era restrito às regiões de Criciúma, São João Batista, Chapecó e Videira. O termo Inteligência Competitiva (IC) significa a atividade de monitoramento, coleta, análise e disseminação de informações, cujo objetivo é proporcionar maior segurança na tomada de decisão por parte dos gestores das empresas.
“A gratuidade do projeto é outro fator de estímulo à adesão, pois desonera a empresa de um custo que, se contratado de forma individual, seria inviável”, alega Douglas Luís Três, coordenador estadual do projeto.
O SIS atende os setores da apicultura, calçados femininos, móveis de madeira e vestuário. Uma equipe de profissionais multidisciplinar orienta todo o processo, disponibilizando, inclusive, consultorias presenciais. “Com informações estratégicas na mão, o empresário consegue tomar rumos mais acertados”, explica o coordenador.
*Por Economia SC