Loading...

Projeto Esporte e Saúde Monte Serrat chega a 10 anos

19 de julho de 2011 - Novidades

O projeto Esporte e Saúde Monte Serrat, que atende crianças e jovens da comunidade Monte Serrat, em Florianópolis, completa 10 anos em 2011. São 30 garotos entre 8 e 12 anos que um vez por semana, às sextas-feiras, terão aulas de futsal no ginásio do Campus Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC). O projeto visa a ajudar na formação cidadã das crianças, por meio do esporte, palestras e outras atividades.

O IF-SC é parceiro do projeto, que envolve aproximadamente uma dezena de entidades. O Campus Florianópolis cede o ginásio para que os garotos possam ter as aulas de futsal, ministradas por um professor da organização de assistência social Fucas, também da Capital. Para o diretor-geral do campus, Maurício Gariba Júnior, considera importante participar de projetos como esse para aproximar o IF-SC da comunidade. “Precisamos ter esse contato mais próximo com a comunidade do nosso entorno”, diz. O Monte Serrat fica na região chamada Maciço do Morro da Cruz, onde o campus está inserido.

Muitos garotos entram no projeto, claro, por causa do futsal. Ezequiel Matias de Souza, de oito anos, recém-chegado ao projeto, resume seu objetivo: “quero ser jogador de futebol”. Já Heitor Anderson de Souza, de 12 anos, está no terceiro ano no projeto e destaca vários benefícios além do futsal, uma de suas paixões. “Me motivou mais a estudar na minha escola. A gente já conheceu também os cursos aqui dessa escola [IF-SC] e até deu vontade de estudar aqui”, conta. Todos os participantes do projeto são alunos da escola estadual Lúcia do Livramento Mayvorne, no Monte Serrat.

A secretária do Conselho Comunitário do Monte Serrat, Uda Gonzaga, é uma das liderenças da comunidade e participa do projeto desde o seu início. Ela conta que até ano passado jovens de 10 a 14 anos eram atendidos, mas em 2011 houve uma redução na idade do público-alvo. “O objetivo é começar a trabalhar com eles desde a base”, afirma. O professor Daniel Steil, que vai ministrar as aulas de futsal para os meninos, conta que por meio do esporte eles vão ter contato com valores como respeito, ética e disciplina.

O coronel Araújo Gomes, comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar (responsável pelo policiamento nas regiões central, sul e leste de Florianópolis), conta que a PM foi uma das fundadoras e até hoje apoia o projeto por ele permitir que a corporação aproxime-se da comunidade. “É um projeto de segurança pública em sua essência e coloca a PM ccomo referência positiva para os garotos e a comunidade”, explica.

*Por IFSC

LEIA TAMBÉM

Festival Viva Floripa retorna ao Norte da Ilha com vasta programação para movimentar a região
ACIF entrega documento à ALESC sobre Reforma da Previdência em SC
Floripa Conecta 2023: balanço oficial mostra geração de emprego, mais vendas para comércio e mais de R$ 100 milhões para economia da Capital

Newsletter

Você vai adorar interagir com a gente, prometemos!

Newsletter - Acif

Aguarde...