Secretário César Souza Junior durante o evento
ACIF Regional Ingleses dando continuidade à temática na redução dos aspectos da sazonalidade e foco nas soluções para geração de negócios e renda para o ano todo convidou o Sr. César Souza Junior, Secretário de Estado de Cultura, Esporte e Turismo para trazer informações sobre os projetos desta secretaria para a região. Cesar Souza afirma que a secretaria tem como foco aproximar os bairros com projetos que promovam cultura, esporte e turismo para oportunizar crianças e adolescentes uma melhor qualidade de vida. Em agosto alguns projetos vão ser iniciados, como o projeto escola de futebol para a comunidade que provem de parceria entre o governo do estado e a escola zico 10 e o projeto villa futebol esporte cIube em Ingleses, esta parceria tem a intenção de promover o respeito e a disciplina através do esporte.
Sobre turismo comentou que a arena de Canasvieiras vem para dinamizar a economia do Norte da Ilha. Há planos de integrar a arena com centro de eventos, feiras e escola técnica de turismo em vários segmentos para qualificar a mão de obra para a região. A contemplação do beneficiamento da duplicação da SC 401 que deverá ser concluído ate o final do ano.
Sobre o saneamento básico, o Secretário afirmou que em conjunto podemos agendar horário e verificar junto com a CASAN soluções, ou mesmo apresentar alternativas para a melhoria do saneamento. Para o turismo, a secretaria pretende divulgar mais a região, apesar de termos alguns grandes eventos programados para 2011 e 2012.
Durante a palestra do Secretário, alguns associados da regional, fizeram algumas perguntas, como:
Juliana Gentil: O senhor apoiará algum outro projeto a não ser a escola de futebol?
Secretário: Sempre estaremos abertos a apoiar outros projetos quando tivermos parceiros comprometidos.
Volnei Koch: No Encathe foi definido que o maior problema gerado ao turismo é a falta de saneamento básico e, foi apresentada uma solução pratica e rápida, qual a probabilidade disto ser resolvido?
Secretário: Se há uma solução técnica e com a concordância da Casan, financiaremos o projeto. Proponho uma reunião conjunta com a CASAN na semana que vem.
Carlos Kiehl: Temos um problema sério de mão de obra qualificada, se pensarmos na escola da arena em quanto tempo ela estará disponibilizando mão de obra.
Secretário: A obra física deverá estar concluída em maio de 2012. Uma dos nossos objetivos é que a gestão da Escola seja mista, publica e privada, pensamos em parceria com a Fiesc.
No final da palestra, o Presidente Doreni Caramori Júnior, elogia as posições apresentadas por César Souza e, diz que a ACIF está a disposição para assumir alguns projetos. Informa que as bases da ACIF podem auxiliar na montagem de um calendário para ser apresentado a Secretaria de Turismo após consultar as entidades onde estão instaladas as regionais. Sugere que deve ser pensado ainda em IFSC e SENAC como parceiro de qualificação. Inclusive a ACIF, que em 2010 qualificou quase 4000 pessoas em diversos segmentos. Acredita que devem ser criados indicadores mais confiáveis quanto ao fluxo de turistas e não mais serem calculados com base na quantidade de lixo. Doreni lança dois desafios ao Secretario: A oportunidade dos núcleos da ACIF servirem como forte ponto de apoio ao turismo de Florianópolis e no projeto de natal, onde a ACIF em 2010 iniciou o projeto corais, onde a secretaria entraria com a infra estrutura e a ACIF organizaria a programação dos corais.